No próximo dia 6 de junho, o coordenador do ODC, José Márcio Barros, participa do projeto Minas Territórios da Cultura, na cidade de Três Corações.
Barros tratará do tema “A diversidade cultural e o desenvolvimento das cidades”, ao abordar a diversidade cultural como bem e recurso no desenvolvimento das cidades; o mapeamento da diversidade cultural; ação colaborativa e trabalho em rede; expansão e compartilhamento das diferenças como alternativa de desenvolvimento e proteção e promoção da diversidade. A palestra integra o eixo “Territórios do Saber” que contempla ações de capacitação, formação e orientação nas áreas artística e de gestão cultural. O evento é voltado a agentes e gestores culturais, artistas, educadores e interessados em geral. Além de Três Corações, Barros participou do programa em Uberlândia.
O Territórios da Cultura é um projeto do Governo de Minas, desenvolvido por meio da Secretaria de Estado da Cultura, que abrange os eixos Dinâmicas Territoriais, Territórios do Saber e Territórios Criativos. Busca a descentralização e regionalização das ações culturais, abrangendo as dez macrorregiões do Estado definidas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais.
O programa tem os objetivos de valorização e divulgação da diversidade cultural mineira; promoção do desenvolvimento regional por meio da cultura; circulação de bens culturais e capacitação e aperfeiçoamento dos agentes culturais, além de difundir e aumentar a demanda pelos programas e ações do Sistema Estadual de Cultura. A previsão é de realização de seminários artísticos, bem como o estímulo à criação de redes e encontros regionais e a difusão de programas de fomento do Sistema Estadual de Cultura.
A palestra de José Márcio Barros será realizada das 14h às 17h, na Escola do Legislativo Benefredo de Souza – Auditório Carlos Edyl. Não é necessário realizar inscrição.
Fonte: Minas Território da Cultura
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]