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Desafios da representatividade negra na m铆dia brasileira

A m铆dia desempenha um papel importante na constru莽茫o da nossa percep莽茫o de mundo, moldando atitudes, valores e cren莽as. No entanto, quando se trata da representatividade negra, a m铆dia muitas vezes tem falhado em refletir a diversidade da sociedade brasileira, perpetuando estere贸tipos e marginalizando essa parcela da popula莽茫o. Esses desafios t锚m sido evidentes tanto em produ莽玫es televisivas quanto na publicidade, revelando a necessidade urgente de uma mudan莽a significativa. A falta de protagonismo negro tamb茅m 茅 not谩vel em filmes e s茅ries brasileiras. Em um estudo realizado pela Ancine (Ag锚ncia Nacional do Cinema), constatou-se que, entre 2005 e 2014, apenas 20% dos protagonistas de filmes nacionais eram negros, o que demonstra a sub-representa莽茫o dessa comunidade na ind煤stria cinematogr谩fica.

Falta de representatividade aut锚ntica e invisibilidade midi谩tica

A representatividade negra na m铆dia muitas vezes 茅 reduzida a estere贸tipos unidimensionais e caricaturas, marginalizando as experi锚ncias e identidade racial. Tais representa莽玫es simplistas perpetuam a ideia de que os negros s茫o limitados a pap茅is secund谩rios, invariavelmente ligados a criminalidade ou pobreza. A invisibilidade 茅 outro problema persistente, ou seja, personagens negros s茫o ausentes de narrativas ou s茫o relegados a pap茅is menores. Isso transmite a mensagem de que as hist贸rias de pessoas negras n茫o s茫o relevantes ou interessantes o suficiente para ser o centro de uma narrativa. A car锚ncia de protagonistas negros em programas de televis茫o e filmes 茅 not谩vel, refletindo o desequil铆brio na oferta de representa莽玫es diversas.

Estere贸tipos e racismo velado na publicidade

A publicidade tamb茅m tem contribu铆do para a perpetua莽茫o de estere贸tipos e para a sub-representa莽茫o negra. Em um passado recente, 茅 poss铆vel encontrarmos campanhas publicit谩rias em que pessoas negras s茫o retratadas de maneira caricatural, utilizando linguagem visual que refor莽a preconceitos e marginaliza莽茫o. Um exemplo de estere贸tipo racial na publicidade foi o caso da marca de produtos de limpeza “Veja”, que em 2018 lan莽ou uma campanha controversa com um v铆deo publicit谩rio que retratava uma mulher negra como uma “escrava” que estava feliz por limpar. Isso gerou indigna莽茫o e cr铆ticas pela representa莽茫o racial insens铆vel e racista.

Apesar da crescente presen莽a de negros nas propagandas nos 煤ltimos anos, quando se trata do campo profissional publicit谩rio, a presen莽a de de pessoas negras ainda 茅 bem inferior ao n煤mero de brancos. Esse ano, o Gest茫o Kair贸s divulgou o “Estudo Publicidade Inclusiva: Censo de Diversidade das Ag锚ncias Brasileiras 2023“, no qual aponta que “no que refere a Ra莽a e Etnia, 68% de profissionais que atuam nas ag锚ncias s茫o brancos, 30% s茫o negros (pretos + pardos)”. Ainda segundo o este estudo, na lideran莽a (n铆vel gerente e acima) das ag锚ncias, apenas 10,3% s茫o negros (oito vezes menor em rela莽茫o aos dados de profissionais brancos), sendo apenas 4,6% mulheres negras. “Isso significa dizer que profissionais brancos est茫o sobre representados em pelo menos 45% das posi莽玫es de lideran莽a (gerente e acima), e as mulheres brancas em 23,2% no setor de publicidade e propaganda”聽

Movimentos para a mudan莽a

Felizmente, a conscientiza莽茫o sobre esses desafios tem levado a um aumento na demanda por representatividade aut锚ntica. Artistas, ativistas e organiza莽玫es t锚m defendido a inclus茫o e desafiado a m铆dia a refletir sobre a diversidade real da sociedade brasileira. Plataformas de streaming, por exemplo, t锚m surgido como espa莽os onde hist贸rias diversas e complexas podem ser contadas, permitindo que criadores negros tenham mais controle sobre suas narrativas. Um exemplo positivo de mudan莽a pode ser observado no crescimento de plataformas de streaming brasileiras que investem em produ莽玫es diversificadas. A Netflix lan莽ou a s茅rie “Coisa Mais Linda”, que aborda quest玫es raciais e de g锚nero no Brasil dos anos 1950 e 1960, oferecendo uma narrativa mais rica e representativa.

Rumo 脿 transforma莽茫o

A representatividade negra na m铆dia brasileira enfrenta obst谩culos significativos, incluindo estere贸tipos enraizados e invisibilidade midi谩tica. No entanto, a crescente conscientiza莽茫o sobre essas quest玫es e os esfor莽os de indiv铆duos e grupos est茫o aos poucos moldando um cen谩rio mais inclusivo. Romper essas barreiras 茅 essencial, n茫o apenas para a justi莽a social, mas tamb茅m para a cria莽茫o de narrativas ricas e aut锚nticas que ressoem com a diversidade e complexidade da sociedade brasileira. Uma das transforma莽玫es positivas pode ser a vit贸ria da atriz Ta铆s Ara煤jo no Emmy Internacional 2021, na categoria Melhor Atriz, por seu papel na s茅rie “Aruanas”. Essa conquista n茫o apenas destaca o talento, mas tamb茅m representa um avan莽o na visibilidade e reconhecimento de artistas negros na m铆dia brasileira internacionalmente.聽

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4 Coment谩rios para “Desafios da representatividade negra na m铆dia brasileira”

  1. Eliane disse:

    Importante reportagem. Gostaria de receber mais dados sobre as mudan莽as nas m铆dias sobre n贸s, os negros. Desde a literatura, sobre os psiquiatras negros, desembargadores, jornalistas, professores, escritores, esportes, musicistas e artistas em geral. Na minha gera莽茫o, pairava a invisibilidade.

  2. Ana Let铆cia disse:

    Muito Obrigada.

  3. Junin disse:

    Gostei, explico bem a dificuldade negra pela representavidade.

  4. Clarissa disse:

    Adorei saber dos desafios q os negros percorrem mas 茅 bom saber q , est茫o fazendo com q a inclus茫o das pessoas negras seja mais presente

    TODO MUNDO 脡 IGUAL!

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