NOTÍCIAS

Criativas – Feira de Mulheres Empreendedoras

criativas

Promover ações para incentivar e fortalecer o desenvolvimento do empreendedorismo feminino: esse é o foco da Criativas – Feira de Mulheres Empreendedoras, que integra a programação da 4ª Mostra Arte no Centro, do Teatro Espanca!. Idealizada e organizada pelas empresárias Lorena Santos e Prisca Paes, o evento será realizado em duas edições, a primeira, no próximo sábado, 21 de maio, e a outra no da 16 de julho. A feira conta com exposição e venda de produtos, debates sobre temas do universo da mulher empreendedora, espaço para networking, além de apresentações artísticas. A mulheres estão à frente de todas as atividades da programação, que acontece na sede do Teatro Espanca! (Rua Aarão Reis, 542 – Centro) com entrada gratuita a partir das 12h.

A ideia da feira surgiu da necessidade de suprir uma demanda das mulheres que optam por ter seu empreendimento, seja pela necessidade econômica ou para realizar o sonho do negócio próprio: “As mulheres que optam por esse caminho têm à frente um trajeto difícil, encaram dificuldades e desafios. Abrir um espaço para debates sobre temas desse universo e troca de experiências é uma estratégia necessária. Nós, mulheres e empreendedoras sentimos falta de eventos mais focados em nosso universo, e a feira Criativas nasceu dessa necessidade” Conta Prisca Paes. Assim, o evento foi pensado para proporcionar um local no qual as empresárias ou futuras empresárias terão a oportunidade de discutir e trocar ideias com outras mulheres que vivem uma realidade parecida. “É preciso colocar em pauta barreiras que enfrentamos, como o acesso a financiamentos, por exemplo”, acrescenta Lorena Santos. A feira conta também com a organização da articuladora e produtora cultural Polly Honorato, referência em cultura de rua e ativista do feminismo.

Na primeira edição, que será realizada no dia 21 de maio, 12 empresárias participarão com a exposição de produtos de marcas da área do artesanato e design de Belo Horizonte e região metropolitana. “É uma iniciativa fantástica. A melhor parte é saber que estamos sendo valorizadas cada vez mais. Participar de um evento feito por e para as mulheres que encaram seu negócio só nos prova que podemos ir longe. ” Conta a artesã Hellen Nilce, que irá expor sua marca Joana Joaninha.

Ainda no dia 21, o debate sobre as experiências, alegrias e angústias enfrentadas pela mulher contemporânea que concilia maternidade e trabalho será mediado pela artista, artesã, cabelereira, cantora e compositora Ayde Lawa. “Procuramos mulheres inspiradoras para mediar os debates. Ayde é uma mulher guerreira: trabalhou como trançadeira em uma época em que a estética afro era marginalizada, investiu em iniciativas próprias para se sustentar e aliou tudo isso à maternidade. Com certeza sua participação será enriquecedora” Revela Prisca. A edição do próximo sábado contará, ainda, com mesa de chá para realização de networking, show de rap da cantora e compositora Kainná Tawá, que é filha de Ayde e sarau das artistas Zi Reis, Nívea Sabio, Walkiria Gabriele, Mikaela Gabriele e Talita Barreto.

A segunda edição acontecerá no dia 16 de julho, também com exposição de produtos (com marcas que ainda serão definidas) e show com Ohana Santana.  O debate será mediado pela proprietária da Marca TC Arte Produções e pesquisadora da influência da indumentária africana no Brasil Makota Kisandembu e trará os temas do empreendedorismo de mulheres negras e moda afro-brasileira. Também irá pontuar as dificuldades que as empreendedoras enfrentam para produzir e disponibilizar o seu produto no mercado da moda em maior escala. “A ideia é ressaltar a realidade das mulheres negras que trabalham para fomentar a moda afro-brasileira como identidade, e não como tendência” afirma Lorena Santos.

O projeto da Criativas – Feira de Mulheres Empreendedoras, foi desenvolvido para o Edital de Ocupação para seleção de propostas para a 4º Mostra Arte no Centro, do Teatro Espanca!  A Mostra faz parte doProjeto Arte no Centro, realizado com recursos do Edital Cena Minas, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais.

Sobre as organizadoras

A mineira Lorena Santos é graduada em Design de Moda pela UNI-BH e iniciou sua carreira de estilista em 2008. É empresária da marca autoral “Lolita Az Avessas” (www.lolitaazavessas.com.br/lolitaazavessas.blogspot.com.br) que dialoga com a cultura e estéticas afro e urbana, além de figurinista e produtora de moda. O primeiro contato com a moda veio através das pesquisas e referências do guarda roupa da sua avó materna e depois começou a trabalhar com customizações exclusivas, tendo desenvolvido sete figurinos para a cantora mineira Zaika dos Santos. Ao se formar, direcionou seu foco à sua marca e desenvolveu coleções como: “Filhas de Zumbi” e “Afro Divas”.

Nascida em Curitiba, a ilustradora Prisca Paes, possui uma trajetória de mais de 10 anos no ramo do design gráfico e artes plásticas. Atualmente, desenvolve vários tipos de intervenções urbanas como lambe-lambes e palavras tecidas em crochê aplicadas em locais da cidade, além de publicações independentes como o zine. Já teve suas publicações expostas em feiras realizadas em Belo Horizonte e São Paulo. Também possui a marca “Priscapaes” com a produção de produtos que vão de adesivos a bolsas com suas ilustrações. Mais de seu trabalho pode ser conhecido no site: priscapaes.iluria.com

Local: Sede do Teatro Espanca!

Endereço: Rua Aarão Reis, 542 – Centro

Valor: Gratuito

Horário: 12h às 20h30

Data final: 16/07/2016

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Anônimos Notáveis – Bairro Lindéia/Regina

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, e com o patrocínio do Instituto Unimed*, realiza a oficina Anônimos Notáveis. A oficina Anônimos Notáveis tem como objetivos: mapear e difundir práticas e expressões culturais e artísticas que acontecem para além dos circuitos visados pelas mídias tradicionais; […]

Mais cursos