Sobre a Revista
Foco e escopo
A Revista Observatório da Diversidade Cultural é uma publicação do Observatório da Diversidade Cultural (ODC), organização social e Ponto de Cultura integrado a um grupo de pesquisa que desenvolve projetos e ações de formação, investigação e difusão de conhecimento. A publicação, em fluxo contínuo anual a partir de 2025, tem como propósito reunir artigos acadêmicos, textos reflexivos, relatos críticos de experiências, entrevistas, resenhas e obras artísticas voltados ao campo interdisciplinar da proteção e da promoção da diversidade cultural, em suas interfaces com políticas culturais, gestão cultural, processos de mediação, memória e patrimônio, educação, saúde, meio ambiente, entre outras temáticas relacionadas.
O ODC iniciou suas atividades em 2005, ano em que a 33ª Conferência Geral da UNESCO votou a Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais. Atuando nas áreas da formação, produção de informações e conhecimentos e consultoria, seu objetivo é o de contribuir para a efetivação dos direitos culturais e o pleno exercício de uma cidadania cultural. Em 2007, teve início a publicação de conteúdos por meio do site www.observatoriodadiversidade.org.br e de um Boletim (ISSN: 2358-9175). Em 2015 e 2016, além do Boletim, foram lançados três números da Revista Observatório da Diversidade Cultural (ISSN: 2526-7442). A partir de 2022, as duas publicações se integraram em uma única iniciativa.
Esta publicação é realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Requisitos para a submissão de trabalhos textuais
Os trabalhos submetidos à Revista Observatório da Diversidade Cultural devem ser inéditos. Não são aceitos trabalhos já publicados e/ou enviados para avaliação em outros periódicos. Artigos publicados em anais de congresso podem ser aceitos desde que sejam incorporadas mudanças e que estas estejam explicitadas no texto.
Os trabalhos devem ser redigidos em português ou espanhol, sendo que todos devem conter título, resumo e palavras-chave também na língua inglesa.
Serão aceitos trabalhos de profissionais e pesquisadores(as). Não há limitação para o número de autores(as) de um texto. Em casos de coautoria, deve ser indicada, no próprio artigo, a contribuição de cada autor(a) para a pesquisa e para a redação do trabalho, conforme taxonomia CRediT. As informações devem ser enviadas em arquivo à parte, conforme tabela a seguir:
Funções |
Definição |
Conceituação |
Ideia, formulação ou desenvolvimento de objetivos abrangentes. |
Curadoria de dados |
Gestão de atividades de registro (produção de metadados), tratamento e manutenção de dados de pesquisa (incluindo códigos de software, quando necessários para a interpretação dos dados) para uso inicial ou posterior. |
Análise formal |
Aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais ou outras técnicas formais para analisar ou sintetizar os dados do estudo. |
Obtenção de financiamento |
Obtenção de apoio financeiro para o projeto que deu origem à publicação. |
Investigação |
Condução de pesquisa e processo de investigação, especificamente por meio de experimentos ou de coleta de dados/evidências. |
Metodologia |
Desenvolvimento ou criação de metodologia: criação de modelos. |
Gestão do projeto |
Gestão e coordenação do planejamento e da execução da pesquisa. |
Recursos |
Provisão de materiais de estudo, reagentes, materiais, pacientes, amostras laboratoriais, animais, instrumentação, computação de recursos ou outras ferramentas de análise. |
Software |
Programação, desenvolvimento de software, criação de programas de computador, implementação de códigos e algoritmos, teste de componentes de códigos existentes. |
Supervisão |
Supervisão e liderança para o planejamento e a execução de atividade de pesquisa, incluindo orientação externa à equipe principal. |
Validação |
Verificação, seja como parte da atividade ou separadamente, da replicação/ reprodutibilidade dos resultados/ experimentos e de outros resultados de pesquisa. |
Visualização [de dados (infográfico, fluxograma, tabela, gráfico)] |
Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, especificamente da visualização/apresentação dos dados. |
Escrita – primeira redação |
Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, especificamente da primeira redação (incluindo traduções substanciais). |
Escrita – revisão e edição |
Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, por aqueles que integram o grupo da pesquisa original, especialmente revisão crítica, comentários ou revisão, incluindo os processos de pré ou pós publicação. |
Para a formatação dos textos, devem ser seguidos os aspectos indicados nas Diretrizes para Autores.
No momento da submissão, a identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo e da opção “propriedades” do Word, de modo a garantir que a avaliação por pares seja cega.
Os(as) autores(as) devem indicar seus nomes completos no campo estabelecido no sistema de submissão, informando também o nível de escolaridade, o número ORCID, a filiação institucional, o link do currículo (obrigatoriamente o Lattes para autores[as] brasileiros[as]) e o resumo da biografia.
Os trabalhos que não estiverem de acordo com os critérios da Revista Observatório da Diversidade Cultural não serão avaliados e serão devolvidos ao(s/as) autor(es/as).
Visando a contribuir para o debate no campo da publicação, a equipe editorial da Revista Observatório da Diversidade Cultural pode encomendar artigos acadêmicos, textos reflexivos, relatos críticos de experiências, entrevistas e resenhas. Nesse caso, os trabalhos são avaliados somente pelo Conselho Editorial.
Requisitos para a submissão de trabalhos artísticos
Os trabalhos artísticos submetidos podem ter sido apresentados em espaços culturais, mostras, exposições, entre outros meios, sejam eles físicos ou eletrônicos, mas devem ser inéditos em termos de periódicos e livros acadêmicos.
Os trabalhos artísticos (ilustrações, gravuras, fotografias) devem ter até cinco imagens, que devem ser enviadas no formato jpg., jpeg ou png., com resolução mínima de 300dpi.
O(s/as) artista(s) devem autorizar expressamente, por meio de declaração, o uso das imagens a serem publicadas na Revista Observatório da Diversidade Cultural - o modelo de declaração será enviado caso o(s) trabalho(s) sejam aprovados. Na mesma declaração consta que a cessão de uso é totalmente gratuita e não implica em qualquer pagamento presente ou futuro pelo uso do trabalho inscrito.
Os trabalhos artísticos deverão ser enviados por e-mail para boletim.odc@gmail.com
Política de ética e anti-plagiarismo
Serão detectados e retificados pelos editores conflitos de interesses que possam influenciar na elaboração ou na avaliação dos trabalhos.
As ideias expressas nos textos e trabalhos artísticos, assim como a interpretação das obras referenciadas e a precisão das citações, são de responsabilidade exclusiva dos autores. Espera-se que seus trabalhos possam contribuir para os princípios de diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade.
Deve-se observar a ética em todos os aspectos da publicação, sendo que os avaliadores e avaliadoras deverão indicar aos editores quaisquer desvios percebidos (tais como suspeitas de plágio, por exemplo).
Os artigos recebidos serão submetidos a softwares anti-plágio.
Os trabalhos submetidos à Revista Observatório da Diversidade Cultural devem ser analisados estritamente de acordo com os critérios de avaliação. As razões de aprovação ou rejeição devem ser apresentadas pelos(as) pareceristas de modo claro e respeitoso.
Se um(a) autor(a) perceber erro ou inexatidão em trabalho já publicado na Revista Observatório da Diversidade Cultural, deve comunicar aos editores para que sejam realizadas e indicadas no texto as devidas correções.
Política de uso da Inteligência Artificial
Ferramentas de inteligência artificial podem ser um recurso para pesquisadores(as) e autores(as) desde que sejam utilizadas de modo crítico, ponderado e responsável. Seu uso deve ser claramente indicado no texto, com a descrição da ferramenta utilizada e a justificativa da escolha.
Encargos e Custos de Submissão de Artigos
A Revista Observatório da Diversidade Cultural não realiza cobrança de valores e de nenhuma taxa para submissão, avaliação e publicação dos textos.
Política de avaliação pelos pares
Todos os trabalhos recebidos passam por uma avaliação prévia da equipe editorial, para verificar a pertinência da submissão quanto ao foco, escopo e às normas de submissão da publicação.
Os trabalhos aceitos são encaminhados a dois pareceristas, por meio de um sistema de avaliação cega.
Quando há divergência quanto à aprovação ou reprovação, o trabalho é encaminhado, igualmente por meio de sistema de avaliação cega, para um(a) terceiro(a) parecerista.
São aceitos os trabalhos que obtêm aprovação de dois pareceristas.
A aprovação do texto para publicação também pode ser condicionada à realização de mudanças solicitadas pelos(as) pareceristas. Nesse caso, o(s/as) autore(s/as) devem fazer as alterações no tempo indicado pelos editores e devolver o trabalho para avaliação final.
A decisão final sobre a publicação é de responsabilidade da equipe editorial.
Critérios de avaliação
Os trabalhos submetidos à Revista Observatório da Diversidade Cultural são avaliados de acordo com os seguintes critérios:
- Adequação do trabalho ao foco e ao escopo da publicação;
- Capacidade de articulação do tema com a questão da Diversidade Cultural e suas variadas dimensões e facetas;
- Qualidade analítica;
- Originalidade;
- Clareza, coerência, estilo e gramática (no caso de trabalho textual).
Direito autoral e política de acesso livre
A Revista Observatório da Diversidade Cultural é um periódico de acesso livre. Todo o seu conteúdo está disponível gratuitamente aos usuários, que podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir e criar links para os textos completos sem pedir autorização prévia ao(s/as) autor(es/as) ou aos editores, desde que realizada a devida citação.
O(s/as) autor(es/as) mantém(êm) o direito autoral sobre o texto publicado.
O periódico mantém o direito de primeira publicação.
Declaração de Privacidade
Os dados informados para acesso ou submissão de textos à Revista Observatório da Diversidade Cultural são usados exclusivamente para os serviços prestados pela publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.