Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação em outro periódico.
  • O trabalho está de acordo com o foco e o escopo da Revista Observatório da Diversidade Cultural.
  • O arquivo da submissão está salvo em formato .doc ou .docx, no caso de trabalho textual.
  • O arquivo da submissão está salvo em formato .jpg ou .jpeg ou .png, com resolução mínima de 300 dpi, no caso de trabalho artístico.
  • Os links das referências foram informados sempre que possível.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção “propriedades” do Word.
  • O trabalho segue os padrões especificados nas Diretrizes para Autores.

Diretrizes para Autores

São aceitos textos redigidos em português ou espanhol e enviados em arquivo Word (.doc ou .docx), em fonte Arial 11, espaçamento 1,5, margem normal (em citações e tabelas utilizar fonte Arial 10 e espaçamento 1,0) e sem espaço entre os parágrafos;

O título deve estar centralizado, em negrito e caixa alta;

O resumo deve ter até cinco linhas;

Devem ser indicadas até cinco palavras-chave;

As citações diretas e indiretas, bem como as referências, devem ser realizadas no próprio texto;

Se houver imagens, gráficos ou tabelas, estes devem ser, obrigatoriamente, inseridos no texto e enviados separadamente em campo próprio da plataforma de submissão de artigos, salvos em formato .jpg ou .jpeg ou .png, com resolução mínima de 150 dpi a 200 dpi.

Os créditos de imagens, gráficos e tabelas devem ser devidamente informados;

Os textos devem ter entre cinco e dez laudas, incluindo as referências bibliográficas;

Os trabalhos textuais devem seguir as normas ABNT (6023:2018 - referências e 10520:2023 - citações).

Serão aceitos trabalhos de profissionais e pesquisadores(as). Não há limitação para o número de autores(as) de um texto. Em casos de coautoria, deve ser indicada, no próprio artigo, a contribuição de cada autor(a) para a pesquisa e para a redação do trabalho, conforme taxonomia CRediT:

 

Funções

Definição

Conceituação

Ideia, formulação ou desenvolvimento de objetivos abrangentes.

Curadoria de dados

Gestão de atividades de registro (produção de metadados), tratamento e manutenção de dados de pesquisa (incluindo códigos de software, quando necessários para a interpretação dos dados) para uso inicial ou posterior.

Análise formal

Aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais ou outras técnicas formais para analisar ou sintetizar os dados do estudo.

Obtenção de financiamento

Obtenção de apoio financeiro para o projeto que deu origem à publicação.

Investigação

Condução de pesquisa e processo de investigação, especificamente por meio de experimentos ou de coleta de dados/evidências.

Metodologia

Desenvolvimento ou criação de metodologia: criação de modelos.

Gestão do projeto

Gestão e coordenação do planejamento e da execução da pesquisa.

Recursos

Provisão de materiais de estudo, reagentes, materiais, pacientes, amostras laboratoriais, animais, instrumentação, computação de recursos ou outras ferramentas de análise.

Software

Programação, desenvolvimento de software, criação de programas de computador, implementação de códigos e algoritmos, teste de componentes de códigos existentes.

Supervisão

Supervisão e liderança para o planejamento e a execução de atividade de pesquisa, incluindo orientação externa à equipe principal.

Validação

Verificação, seja como parte da atividade ou separadamente, da replicação/ reprodutibilidade dos resultados/ experimentos e de outros resultados de pesquisa.

Visualização [de dados (infográfico, fluxograma, tabela, gráfico)]

Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, especificamente da visualização/apresentação dos dados.

Escrita – primeira redação

Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, especificamente da primeira redação (incluindo traduções substanciais).

Escrita – revisão e edição

Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, por aqueles que integram o grupo da pesquisa original, especialmente revisão crítica, comentários ou revisão, incluindo os processos de pré ou pós publicação.

 

Artigo

Devem atender às políticas do periódico.

Entrevista

Devem atender às políticas do periódico.

Resenha

Devem atender às políticas do periódico.

Relato de experiência

Devem atender às políticas do periódico.

Texto reflexivo

Devem atender às políticas do periódico.

Política de Privacidade

Os dados informados para acesso ou submissão de textos à Revista Observatório da Diversidade Cultural são usados exclusivamente para os serviços prestados pela publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.