Práticas compartilhadas e o sagrado nos museus

observações sobre a coleção nosso sagrado

Autores

  • Pamela de Oliveira Pereira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

A coleção Nosso sagrado é o ponto de partida para as discussões apresentadas neste artigo. A partir de exemplos, abordaremos as tensões geradas pela presença de objetos religiosos e sagrados em acervos quando as práticas em museus levam em consideração também os usos rituais dos itens em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Pamela de Oliveira Pereira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Museóloga formada pela Unirio, registrada no Conselho Regional de Museologia (COREM 2a Região). Atua na organização e gestão de coleções de arte. Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGMS-Unirio) com a pesquisa intitulada: “Novos olhares sobre a coleção de objetos religiosos afro-brasileiros sob a guarda do museu da polícia”, defendida em 2017. No mesmo programa cursa desde 2018 o doutorado, também sob orientação da professora doutora Edlaine de Campos Gomes, onde investiga as tensões para a prática em museus relativo à presença de objetos religiosos e sagrados em acervos. Integra o grupo de pesquisa Observatório e Inventário do Patrimônio Religioso Fluminense, cuja abordagem envolve políticas, memórias, diversidade no estado do Rio de Janeiro. Membro do Comitê para o desenvolvimento de coleções do Conselho Internacional de Museus (COMCOL/ICOM).

Referências

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

GILROY, Paul. Entre campos: Nações, culturas e o fascínio da raça. São Paulo: Annablume, 2007.

GOMES, Edlaine de Campos. BIZARRIA, Júlio César de Lima. PEREIRA, Pamela de Oliveira. Destruição e resistência de imagens e objetos: políticas de morte e memória. Ensaios sobre memória (Vol.2). Leiria: Instituto Politécnico de Leiria. pp 118-156.

GOMEZ, Santiago Castro. Ciências Sociais, violência Epistêmica e o problema da invenção do Outro. In: LANDER, E. (coord.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais – perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires, 2005

KOPYTOFF, Ygor. A biografia cultural das coisas: A mercantilização como processo. In.: APPADURAI, Arjun (org). A vida social das coisas: As mercadorias sob uma perspectiva cultural. EdUFF, 2008.

PAINE, Crispin. Religious objects in museums: private lives and public duties. London: Bloomsbury Academic, 2013.

PEREIRA, Pamela. Novos olhares sobre a coleção de Magia Negra. In: Gomes, E. C. Oliveira, P. Olhares sobre o Patrimônio Religioso. Rio de Janeiro: Mar de Ideias, 2016: pp. 150-181.

___. Novos olhares sobre a coleção de objetos sagrados Afro-brasileiros sob a guarda do museu da polícia: da repressão à repatriação. 2017. 115f. Dissertação (Mestrado em Memória Social). Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS/UNIRIO).

POLLAK, Michael. Memória, esquecimento e silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, pp. 3-15, 1989.

___. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, 1992.

Downloads

Publicado

2022-10-01

Edição

Seção

Seção I – Patrimônio e práticas museológicas