Cacique Sotero

narrativas da memória, consciência étnica e museologia indígena

Autores

  • Alexandre Oliveira Gomes Universidade Federal do Ceará
  • Suzenalson da Silva Santos Universidade Federal do Ceará

Resumo

Este texto foi elaborado a partir da adaptação de conteúdos textuais que produzimos em diferentes momentos. Primeiro, para a elaboração do dossiê que apresentou a candidatura do cacique Sotero no Edital Tesouros Vivos/ Mestre da Cultura – Edição 2018, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará; posteriormente, para a tese de doutorado de Alexandre Gomes (2019) e para a dissertação de mestrado de Suzenalson da Silva Santos (2021).

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Biografia do Autor

Alexandre Oliveira Gomes, Universidade Federal do Ceará

Atuação em Pesquisas Colaborativas, Co-Produção do Conhecimento, Acervos Comunitários & Gestão Compartilhada: Horizontalidade, Simetria e Pluriversos Epistêmicos. Licenciado em História (Universidade Federal do Ceará/2004). Mestre e Doutor em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com estágio-sandwich no Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social (CIESAS) - Unidad Pacifico Sur (Oaxaca, México). Experiências com museus indígenas, patrimônio cultural, museologia social, interculturalidade, memória e mobilizações étnicas. Integrante da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), atuando em seu Comitê de Patrimônio e Museus. Co-idealizador do Projeto Historiando e do Projeto Memórias Indigenistas no Nordeste. Pesquisador associado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade/NEPE-UFPE (Recife/PE), integrante do Núcleo Gestor do Museu dos Kanindé/CE e Consultor do Instituto Maracá (SP), atuando na assessoria técnica à implementação de processos de gestão compartilhada e participativa no Museu das Culturas Indígenas de São Paulo.

Suzenalson da Silva Santos, Universidade Federal do Ceará

Indígena do Povo Kanindé do Estado do Ceará, Nordeste do Brasil. Mestre em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Doutorando em História pela Universidade Federal do Ceará (UFCE). Coordenador do Ponto de Cultura e Memória: Museu Indígena Kanindé. Membro articulador da Rede Indígena de Memória e Museologia Social no Brasil. Representante da Rede Indígena de Memória e Museologia Social no Comitê Gestor de Políticas Culturais Indígenas no Ceará (SECULT – Ceará).

Referências

GOMES, Alexandre Oliveira. Aquilo é uma coisa de índio: objetos, memória e etnicidade no Museu dos Kanindé de Aratuba/CE. 2016. Recife: Editora da UFPE (Série Etnicidade).

___. Museus indígenas, mobilizações étnicas e cosmopolíticas da memória: um estudo antropológico. Tese (Doutorado em Antropologia). Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2019.

Santos, Suzenalson da Silva. Um museu indígena como estratégia interdisciplinar de formação entre os Kanindé no Ceará. Dissertação (Mestrado em Humanidades). Redenção: UNILAB, 2021.

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Publicado

2022-10-01

Edição

Seção

Seção I – Patrimônio e práticas museológicas