A Folia de Reis de paracatu de baixo

Autores

Resumo

A Folia de Paracatu de Baixo, há mais de um século, leva a devoção ao Menino Jesus aos lares de comunidades e distritos de Mariana (MG), sendo uma das celebrações religiosas mais importantes da região. Entretanto, em 2015, a comunidade foi soterrada pelo rejeito tóxico do rompimento da barragem de Fundão. Desde então, os folieiros despojados de seu território têm lutado para manter viva a Folia que dá sentido a suas vidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luiz Antonio Guerra, Universidade Federal do Amazonas

Pesquisador em gestão de políticas públicas, cultura popular e música brasileira, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Paula Pflüger Zanardi

Cientista Social pela Universidade Federak de Santa Catarina (UFSC), Mestra em Preservação do Patrimônio Cultural pelo IPHAN. Assessora técnica aos Atingidos e Atingidas pelo rompimento da Barragem de Fundão em Mariana/ Cáritas MG.

Referências

BOSI, Alfredo. Mestre Xidieh. In: XIDIEH, Oswaldo Elias. Narrativas populares. Introdução. Belo Horizonte Itatiaia; São Paulo: Edusp, 1993.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007. Coleção Primeiros Passos; 20. 49ª reimpr. da 1. ed.

CÉSARI, Carolini. Folia de Reis - Paracatu de Baixo. Minas Gerais, Estilo Nacional; Fundação Renova, sem data.

DIAS, Saulo Sandro Alves. O processo de escolarização da viola caipira: novos violeiros (in)ventano moda e identidades. São Paulo, 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo.

GUERRA, Luiz Antonio. Mestres de ontem e de hoje: uma sociologia da viola caipira. São Paulo, 2010. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade de São Paulo.

IEPHA. Dossiê para registro das Folias de Minas do estado de Minas Gerais. Belo Horizonte: Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, 2016.

IEPHA. Dossiê para registro dos saberes, linguagens e expressões musicais da viola em Minas Gerais. Belo Horizonte: Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, 2018.

PESSOA, Jadir de Morais. Mestres de caixa e viola. Cad. Cedes, Campinas, vol. 27, n. 71, p. 63-83, jan./abr. 2007.

RIOS, Sebastião; VIANA, Talita. Toadas de Santos Reis em Inhumas, Goiás: tradição, circulação e criação individual. Goiânia: Gráfica UFG, 2015.

Downloads

Publicado

2022-10-01

Edição

Seção

Seção II – Arte, Patrimônio e Representações