Memória coletiva - um relato sobre a aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc no Ponto de Cultura Casa Candeeiro do Oeste

Autores

  • Joelma Cristina Silva Moreira Stella Universidade Federal da Bahia

Resumo

Este é um relato da aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc no Ponto de Cultura Casa Candeeiro do Oeste2, em Sítio do Mato, território Velho Chico, Oeste da Bahia. Discute-se o impacto econômico da premiação, mas principalmente os reflexos afetivos e identitários percebidos na equipe do Ponto de Cultura e na população da cidade em consequência da execução dos projetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Joelma Cristina Silva Moreira Stella, Universidade Federal da Bahia

Mestranda no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, Pós-Cultura IHAC/UFBA, onde desenvolve pesquisa interdisciplinar nas áreas de memória, território e identidade. Atua como gestora no Ponto de Cultura Casa Candeeiro do Oeste e integra o Coletivo Audiovisual Assanhaço Filmes.

Referências

BOTELHO, Isaura. Dimensões da Cultura e Políticas Públicas. São Paulo Perspec. [online]. 2001, vol.15, n.2, p.73-83.

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. (1989)

CANDAU, Joël. Memória e Identidade. (1998)

LACERDA, Alice. Democratização da Cultura X Democracia Cultural: os Pontos de Cultura enquanto política cultural de formação de público. (2010)

LEITÃO, Cláudia. Cultura e Municipalização. Cultura é o que?. Salvador: Fundação Pedro Calmon, v. 03, 2009. Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

PEREIRA, César de Mendonça. Política Pública Cultural e Desenvolvimento Local: Análise do Ponto de Cultura Estrela de Ouro de Aliança, em Pernambuco. In: Pontos de Cultura: olhares sobre o Programa Cultura Viva. Org. CALABRE, Lia, BARBOSA, Frederico. Brasília: Ipea, 2011.

POLLAK, Michael. Memória e identidade Social. In: Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10, 1992, p. 200-212. Tradução: Monique Augras.

Downloads

Publicado

2021-09-01

Edição

Seção

Seção I – Diversidade cultural: economia, meios de comunicação e difusão