Produzir e gerir virtualmente

um relato do projeto saberes experiências da Evoé Casa de Criação

Autores

  • Thiago Carvalho de Sousa Correia Universidade Federal da Bahia

Resumo

O presente relato diz respeito à execução de contrapartida do projeto “Saberes e Experiências” da Evoé Casa de Criação, espaço de compartilhamento de experiências do Coletivo das Liliths (BA) e Grupo de Teatro Finos Trapos (BA), contemplado na chamada pública nº. 004/2020 – Mapa Cultural, da Fundação Gregório de Matos e Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc com recursos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal. Esta foi a primeira vez que a Evoé Casa de Criação com os seus grupos gestores, idealizou e executou um projeto tendo como principal objetivo lançar um olhar sensível e poético sobre os aspectos da memória em plataforma virtual, através da realização e transmissões de espetáculos de repertórios, oficinas e um filme. Assim, seis ações previstas na contrapartida original, são relatadas nessa narrativa, bem como uma ação bônus, ampliando os impactos das atividades propostas no saberes e experiências e reafirmando o compromisso da Evoé Casa de Criação com o Coletivo das Liliths e Grupo de Teatro Finos Trapos em executar com padrões de excelência suas ações artísticas e pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thiago Carvalho de Sousa Correia, Universidade Federal da Bahia

Doutorando e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC-UFBA), especialista em Política e Gestão Cultural pela Universidade Federal do Recôncavo (UFRB). Professor tutor do curso de Licenciatura em Teatro na UFBA, professor credenciado no programa de pós-graduação lato sensu em Pedagogia das Artes: linguagens artísticas e ação cultural - EPARTES - UFSB, professor convidado da Faculdade 2 de Julho. Membro do Grupo de Teatro Finos Trapos (Ba) e Coletivo das Liliths (Ba), gestor da Evoé Casa de Criação, e Assessor Técnico na Diretoria de Espaços Culturais na SECULTBa.

Referências

BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos (Ed.). Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. Cortez, 2010.

BOTELHO, Isaura. Os equipamentos culturais na cidade de São Paulo: um desafio para a gestão pública. Espaço e Debates. Revista de Estudos regionais e urbanos, n. 23/44, 2003.

ESPINOZA, B. de. Ética. Tradução e notas de Tomaz Tadeu. 2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos teatrais. Perspectiva, 2017.

NETO, G.; BARRETO, V.; BEZERRA, F. (et al.). As casas do centro antigo de Salvador: um olhar sobre três espaços culturais alternativos. In: KAUARK, Giuliana; RATTES, Plínio; LEAL, Nathalia (Org.). Um lugar para os espaços culturais: gestão, territórios, públicos e programação. Salvador: Edufba, 2019, p.157 - 178.

PORTO, M. Imaginação: reinventando a cultura. São Paulo: Pólen, 2019.

SANTAELLA, L. Cultura e artes do pós-humano. São Paulo; Paulus, 2003.

Downloads

Publicado

2021-09-01

Edição

Seção

Seção II – Gestão cultural, produção e participação social