Políticas culturais com as periferias

escuta atenta, presença e mudança dos paradigmas de cultura

Autores

Resumo

Refletir sobre a importância da participação dos agentes culturais que atuam nas periferias na (re)construção das políticas culturais no Brasil. Este foi o objetivo de um ciclo de aulas abertas realizadas por Bruna Hercog, na FACOM/UFBA, com participação de produtores e gestores culturais de Salvador. Entre eles, Natureza França, gestora do Quilombo Aldeia Tubarão. Juntas, as autoras sistematizam nesse relato as trocas tecidas e destacam a urgência em se rever os paradigmas de cultura que orientam as políticas culturais, tomando como base as potências que constituem os modos de ser, fazer, conhecer, comunicar dos/as fazedores/as de cultura das periferias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bruna Hercog, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Jornalista e educadora, trabalha com formação, pesquisa e extensão nas áreas de cultura, comunicação e educação. Doutora em Cultura e Sociedade pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura/UFBA). Tem experiência em articulação de redes de coletivos de arte e comunicação com atuação em periferias latinoamericanas; sistematização de conteúdos; elaboração de materiais didáticos e metodologias participativas; realização de pesquisa de campo e avaliação e monitoramento de projetos sociais. É pesquisadora do Observatório da Diversidade Cultural e membro do Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação.

Natureza França, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Bacharela em Artes, Mestra em Dança, na linha de pesquisa Mediações Culturais e Educacionais em Dança pela UFBa. Multiartista, contadora de histórias e performer; capoeirista, sambadeira e cantadeira de samba de roda. Arte educadora, educadora de aprendizagem profissional, produtora e gestora cultural, professora de danças populares. Fundadora e coordenadora do grupo A CORDA Samba de Roda, da Plataforma Multimírdia Favela Revela, da Associação Quial Tubarão.

Referências

ALMEIDA, A. V. Gestão participativa em comunidade: a experiência do Fórum de Arte e Cultura do Subúrbio Ferroviário de Salvador no Centro Cultural Plataforma. In: KAUARK, G.; RATTES, P.; LEAL, N. (org.). Um lugar para os espaços culturais: gestão, territórios, públicos e programação. Salvador: EDUFBA, 2019.

DE CERTEAU, Michel. A Invenção do Cotidiano: artes de fazer. Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 2014.

HERCOG, Bruna Pegna. Arte e comunicação para produzir dribles epistêmicos: iniciativas juvenis das “quebradas” de Salvador (Bahia, Brasil) e Cali (Valle del Cauca, Colômbia). PragMATIZES – Revista Latino-americana de Estudos em Cultura, Niterói/RJ, ano 13, n. 25, p. 35-56, set. 2023.

HERCOG, Bruna Pegna. Rumo às epistemologias das quebradas: iniciativas juvenis em Salvador (Bahia, Brasil) e Cali (Valle del Cauca, Colômbia). (Tese de Doutorado). UFBA. Salvador, Bahia, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35390.

SANTOS, Hortência Silva Nepomuceno dos. Políticas públicas culturais para as cidades: os casos do Recife e de Salvador / Hortência Silva Nepomuceno dos Santos. - Salvador: EDUFBA, 2015. 289 p. - (Coleção Cult).

SODRÉ, Muniz. Reinventando a cultura: a comunicação e seus produtos. Petrópolis, Rio de Janeiro. Vozes: 2010.

Produções audiovisuais

A Periferia é o Centro. Realização QUIAL Tubarão. Série Audiovisual. Ano: 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCWmX1klXE9_vfxS1Da-Gi5BA Acesso em: 10 jan. 2022.

Favela Revela. QUIAL Tubarão. Série Audiovisual. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UChpOU46xxJ5g37fWR65zPvQ

Matriarcas de Tubarão: potência e resistência das mulheres de um lugar. QUIAL Tubarão. Documentário. Ano: 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2qan3LERrqc&t=532s Acesso em 15 jan. 2022.

Sites e outras páginas eletrônicas

Acervo Fotográfico ZUMVÍ. Disponível em: https://www.acervozumvi.com/categorias. Acesso em 12 nov. 2023.

DiPreta Produções. Disponível em: https://www.instagram.com/dipretaproducoes/. Acesso em 12 nov. 2023.

Quilombo Aldeia Tubarão. Disponível em: https://www.instagram.com/quialtubarao/. Acesso em 12 nov. 2023.

Sabedoria da Mulher Ancestral. Disponível em: https://www.instagram.com/sabedoria.da.mulher.ancestral/. Acesso em 12 nov. 2023.

Sarau do Gheto. Disponível em: https://www.instagram.com/saraudogheto/. Acesso em 12 nov. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-01