Eu vos declaro casados

alegria e cólera na performance urbana

Autores

  • Eduardo Bruno Universidade de São Paulo
  • Waldírio Castro Universidade Federal do Ceará

Resumo

Este artigo discute, a partir do estudo da performance-casamento de Eduardo Bruno e Waldírio Castro, de que modo a performance urbana ativa profanações (AGAMBEN, 2017) e reimaginações (MOMBAÇA, 2016) nas corpografias e espacialidades urbanas. Nesse caminho, identificamos as potências das maquinações de guerra (DELEUZE; GUATTARI, 2012) de artivistas contra a LGBTQI+fobia estruturante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Bruno, Universidade de São Paulo

Artista, pesquisador, professor e curador. É doutorando em Artes na Universidade Federal do Pará (UFPA), Mestre em Artes (ECA/USP), Especialista em Semiótica pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), graduado em Lic. em Teatro (IFCE) e graduado em Gastronomia (UFC). Faz parte dos coletivos/grupos: EmFoco, Coletivo WE e Núcleo de Estudos da Performance. Tem experiência na área de Artes com ênfase em arte contemporânea, performance e intervenção urbana. É autor dos livros: “Nomadismo Urbano: Performance e Cartografia” e “O que é performance?”, além de um dos editores chefes da coleção bibliográfica Imaginários.

Waldírio Castro, Universidade Federal do Ceará

Waldírio é artista transdisciplinar e arte-educador. Atualmente integra o Mestrado em Artes UFC, a Licenciatura em Artes Visuais na UNINTER e é especialista em Semiótica - UECE.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007.

___. O que é um dispositivo. 2005. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/Outra/article/viewFile/12576/11743>. Acesso em: 20 de janeiro de 2021.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

BRUNO, Eduardo. O que pode um casamento (gay)? Disponível em: <https://www.opovo.com.br/jornal/vidaearte/2019/01/o-que-pode-umcasamento-gay.html>. Acesso em: 1 de março de 2021.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e esquizofrenia. vol. 5. São Paulo: Editora 34, 2012

FABIÃO, Eleonora. Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea. In: Sala Preta USP, São Paulo, 2008. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57373/60355>. Acesso em: 2 de junho de 2021.

MOMBAÇA, Jota. Rumo a uma redistribuição desobediente de gênero e anticolonial da violência. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2016.

WITTIG, Monique. El pensamiento heterosexual y otros ensayos. Barcelo-Madrid: Editorial Egales, 2006.

Downloads

Publicado

2021-06-01

Edição

Seção

Seção II – Territórios, arte e política