Arte em fluxo

o ateliê como espaço público de formação para a democracia

Autores

Resumo

O artigo discute estratégias para a sustentabilidade social e econômica de espaços artísticos transdisciplinares como equipamentos públicos de formação para a cidadania. Infraestrutura, diversidade e participação são elementos identificados durante o projeto Arte em Fluxo, que promoveu experiências artístico/pedagógicas dentro e fora do Ateliê Alex Vallauri do Complexo Cultural Funarte/SP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cauê Maia

Poeta, Artista Plástico, Arte-educador, editor. Doutor em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Literatura e Cientista Político pela Universidade de Brasília (UnB). Trabalha com arte, literatura e educação. É um dos criadores do Coletivo Transverso que, desde 2011, realiza intervenções poéticas no espaço público a partir de diferentes técnicas da arte urbana, como o stencil, lambe-lambe, projeção e performance, entre outras. Em 2018, fundou a editora Coletivo Transverso, pela qual publicou o livro Atenção: isto pode ser um poema, (Coletivo Transverso, 2018). É o inventor da Bazuca Poética, o projetor de slides analógico portátil caseiro utilizado pelo Coletivo Transverso em intervenções luminosas no espaço público.

Referências

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Editora Vozes, 1994.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

___. Educadores de rua. Bogotá: Unicef, 1989.

JACQUES, P. B. Elogio aos errantes. Salvador: EDUFBA, 2014.

LANCETTI, A. Contrafissura e plasticidade psíquica. São Paulo: Huicitec, 2015.

MIGUEL, L. F. Consenso e conflito na teoria democrática: para além do agonismo. In: Lua Nova, n. 92: pp. 13-43. São Paulo, 2009.

Downloads

Publicado

2023-07-01

Edição

Seção

Seção II – Arte, design e sustentabilidade