Divulgação | Teatro Guaíra

NOTÍCIAS

Balé Teatro Guaíra coloca os ODSs em cena para promover reflexão e conscientização

Foto: Teatro Guaíra | Divulgação

No âmbito da programação realizada sobre a contribuição da cultura para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Observatório da Diversidade Cultural convidou o Balé Teatro Guaíra para apresentar seu mais recente projeto como exemplo para os ODS da Dimensão Ambiental. Entretanto, trata-se de proposta mais abrangente, como explica o bailarino Leandro Vieira na entrevista a seguir.

Observatório da Diversidade Cultural (ODC) – Em que consiste o projeto do Balé Teatro Guaíra relacionado aos ODS, e qual o objetivo?

Leandro Vieira (LV) – O projeto do Balé Teatro Guaíra sobre os ODS consiste em criar, dialogar, unir, instigar por meio da arte da dança a reflexão e conscientização. Partiu da ideia de unir a dança e os ODS’s para pensar o mundo pós-pandemia. É um momento de grande crise, em que nosso modelo de sociedade se mostrou insustentável. A partir disso, achamos importante pensar um outro mundo, um novo modelo de desenvolvimento.

ODC – Existe alguma relação entre o isolamento social imposto pela Pandemia de Covid-19 e a origem desse projeto? Ou seja, vocês teriam criado esse projeto se não estivessem trabalhando em formato virtual?

LV – Inicialmente, cogitamos criar e desenvolver uma produção de um espetáculo de dança formato presencial “normal”. Isso tudo antes da estarmos em isolamento social devido à pandemia de Covid-19. O mundo todo está nessa nova adaptação de trabalhos home office e o Balé Teatro Guaíra, junto com a direção do Teatro, equipe e bailarinos, também adaptou suas atividades para o formato on-line, com projetos produzidos e divulgados por vídeo dança.

ODC – O projeto tem um público-alvo específico?

LV – O público-alvo específico sou eu, você, seus familiares, seus vizinhos, seu bairro, sua cidade, seu país, o nosso mundo. O projeto em si é para todos. Todos são convidados pelo meio artístico da dança a refletir sobre suas atitudes, como indivíduo gerando conscientização sobre os ODS.

ODC – Como o grupo se organizou para distribuir os ODS entre os bailarinos e quais foram as orientações para a criação coreográfica?

LV – Os bailarinos foram convidados a cada um escolher um ODS e desenvolver um trabalho de vídeo dança. O processo criativo foi individual, em que cada bailarino pôde estudar e produzir conforme seus interesses e sua forma de interpretação do ODS escolhido. Ao longo da criação foram estabelecidos critérios em comum para que houvesse coerência e relação entre os vídeos. O processo envolveu a busca dos bailarinos sobre conhecimento em vídeo, edição visual e musical. Um exemplo de critério foi o vídeo ter no máximo um minuto de gravação, todos gravados do aparelho celular numa determinada resolução de imagem e na posição da câmera na horizontal.

ODC – Qual ODS você coreografou e como foi essa experiência criativa?

LV – O ODS sobre o qual eu desenvolvi o projeto foi o número 15 – Vida Terrestre. Me identifiquei com esse ODS pois se trata de um assunto relacionado ao meio ambiente. Me gerou mais conhecimento da causa e me fez refletir não só sobre minhas atitudes, mas questionar as atitudes do ser humano em geral. O projeto me desafiou a entender e conhecer o universo do vídeo e todas as suas possibilidades do meu trabalho de unir, criar, dialogar, refletir sobre a arte.

ODC – Você está satisfeito com os resultados artísticos das coreografias para traduzir cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável?

LV – Os bailarinos, cada um na sua individualidade, nas suas experiências, em seus estudos e suas formas de interpretação, estão satisfeitos com o resultado.

ODC – Como você vê a arte enquanto forma de conscientização da sociedade sobre pautas específicas? Funciona?

LV – A arte nos permite instigar no outro, sendo ele indivíduo, sociedade ou país, a ver as coisas com outros olhares, outras percepções, gerando não só um lugar de apreciação, mas um lugar de reflexão, questionamento, criando possibilidades de dialogar com qualquer assunto, com a pauta existente. A arte e, mais especificamente, a dança nesse projeto vem com o propósito de ser uma ferramenta itinerante de difusão e conscientização sobre os ODS da Agenda 2030 da ONU.

ODC – O projeto prevê alguma forma de avaliação de como a mensagem será recebida pelo público?

LV – O projeto não prevê uma forma de avaliação de como será a recepção pelo público. Acredita-se que, nesse nosso mundo virtual as famosas curtidas, compartilhamentos e comentários acabam sendo indiretamente uma forma de perceber a repercussão do trabalho.

ODC – Como fazer para assistir/acessar o projeto do Teatro Guaíra?

LV – O projeto vai ser lançado no dia 5 de junho nas redes sociais do Teatro Guaíra, do Balé Teatro Guaíra e no YouTube. Sendo, assim, de fácil acesso a todos para assistir, divulgar e compartilhar com TODOS.

Para assistir a roda de conversa “Cultura e Dimensão ambiental” acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=eq8DYoG_vOI

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos