Imagem capa: Pei Fon/ Secom Macei贸
Dia 03 de agosto 茅 comemorado o Dia do Capoeirista. Considerada uma das mais importantes express玫es culturais no Brasil e das mais conhecidas pelo mundo, a roda de capoeira foi registrada como Patrim么nio Imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrim么nio Hist贸rico e Art铆stico Nacional (Iphan) e como Patrim么nio da Humanidade pela Organiza莽茫o das Na莽玫es Unidas para a Educa莽茫o, a Ci锚ncia e a Cultura (Unesco).
Em homenagem aos capoeiristas e a capoeira, o Observat贸rio da Diversidade entrevistou Priscila Paiva, instrutora e praticante de capoeira h谩 20 anos, representante da Salvaguarda da Capoeira de Minas Gerais desde 2012, membro do F贸rum Municipal da Capoeira de Belo Horizonte desde 2017. Especialista em Poder Legislativo e Pol铆ticas P煤blicas pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais e em Gest茫o Cultural pela Faculdade de Pol铆ticas P煤blicas Tancredo Neves da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).
Priscila Paiva – Foto: Andr茅 Nogueira | Assessoria de Comunica莽茫o IPHAN-MG
ODC – Priscila, qual o significado da data 3 de agosto para a Capoeira no Brasil?聽
Priscila – O dia 3 de agosto, muitas vezes divulgado como Dia do Capoeirista, n茫o 茅 uma data oficial, n茫o existindo uma lei que defina essa data nacionalmente. Sua origem se deu em 1985, por meio de uma lei (n潞 4.649/85) do estado de S茫o Paulo, determinando que no 芒mbito daquele estado seria celebrado o Dia do Capoeirista em 3 de agosto. A escolha da data n茫o 茅 fundamentada, mas seguiu sendo copiada por outros estados e cidades, como o exemplo de Minas Gerais (Lei n潞 12.501/97) e de Belo Horizonte (Lei n潞 7081/96 – Dia Municipal do Capoeirista e Lei n潞 – 10.266/11 – Dia Municipal da Capoeira).
Embora eu entenda a import芒ncia de um dia comemorativo como forma de reconhecimento, pertencimento e integra莽茫o de determinado segmento, no caso da capoeira, considero question谩vel a forma como esta data foi escolhida. De acordo com Art. 215 da Constitui莽茫o Federal/88 鈥淥 Estado garantir谩 a todos o pleno exerc铆cio dos direitos culturais e acesso 脿s fontes da cultura nacional, e apoiar谩 e incentivar谩 a valoriza莽茫o e a difus茫o das manifesta莽玫es culturais鈥 e conforme seu par谩grafo 2潞, 鈥淎 lei dispor谩 sobre a fixa莽茫o de datas comemorativas de alta significa莽茫o para os diferentes segmentos 茅tnicos nacionais鈥. No entanto, esta data foi escolhida sem uma ampla consulta ao segmento (principalmente aos mestres) e sem estar conectada a qualquer pol铆tica p煤blica. Creio que o sentimento de car锚ncia de reconhecimento fez com que os capoeiristas aceitassem essa data e a propagassem como Dia Nacional do Capoeirista (ou da Capoeira) sem muitos questionamentos sobre a real representatividade desta data e a falta de acesso da capoeira 脿s pol铆ticas p煤blicas. N茫o questiono se essa data deva ser seguida ou n茫o, mas sim refor莽o que os governos e parlamentares continuam n茫o valorizando as manifesta莽玫es culturais e criando legisla莽玫es sem a ampla participa莽茫o dos representantes dessas manifesta莽玫es e vazias de efeito pr谩tico. Questiono tamb茅m quando n贸s, capoeiristas, vamos entender que resist锚ncia 茅 buscar compreender o jogo pol铆tico e lutar pelo reconhecimento e acessos que nos s茫o de direito.
ODC – Em 2014, a Roda de Capoeira foi reconhecida como Patrim么nio Cultural Imaterial da Humanidade. Seis anos depois, como voc锚 avalia esse reconhecimento? O que mudou para a capoeira e seus praticantes?
Priscila – O reconhecimento pela Unesco da Roda de Capoeira como Patrim么nio Cultural Imaterial da Humanidade teve grande import芒ncia no contexto simb贸lico, pois a Capoeira teve sua origem como uma luta de escravizados, foi proibida no Brasil e seguiu por muito tempo marginalizada, ainda hoje sofrendo preconceitos. No entanto, em termos de pol铆ticas p煤blicas nada avan莽ou. Pelo contr谩rio, a partir de 2016, as pol铆ticas culturais come莽aram a ser afetadas e desconstru铆das no pa铆s e, ao meu ver, as culturas populares foram as mais prejudicadas. Em 11 de abril de 2019, o Decreto n潞 9.759, do presidente Jair Bolsonaro, extinguiu v谩rios colegiados federais (conselhos, comit锚s, comiss玫es), o que impactou diretamente nas pol铆ticas de salvaguarda dos patrim么nios, uma vez que a desarticula莽茫o de seus colegiados resultou em uma maior dificuldade para a participa莽茫o popular.
ODC – Existem pol铆ticas p煤blicas no Brasil e em Minas Gerais para a capoeira? Quais s茫o elas e como voc锚 as avalia?
Priscila – A capoeira s贸 foi entrar na pauta das pol铆ticas p煤blicas no Brasil a partir do governo Lula, na gest茫o do ex-ministro da Cultura Gilberto Gil. Pode-se considerar que o seu marco hist贸rico ocorreu em 19 de agosto de 2004, quando o ent茫o ministro anunciou o 鈥淧rograma Nacional e Mundial para a Capoeira鈥. Quatro anos depois, a Roda de Capoeira e o Of铆cio do Mestre de Capoeira foram registrados como patrim么nios culturais imateriais brasileiros pelo Instituto do Patrim么nio Hist贸rico e Art铆stico Nacional 鈥 IPHAN. A partir da铆, come莽ou a constru莽茫o de uma pol铆tica de salvaguarda juntamente com a participa莽茫o popular, com mestres, capoeiristas e pesquisadores da capoeira. No entanto, essa articula莽茫o para a participa莽茫o social sempre foi muito dif铆cil e desafiadora, pois a capoeira 茅 o 煤nico patrim么nio imaterial que est谩 presente em todos os estados do pa铆s e possui suas peculiaridades de acordo com cada regi茫o ou localidade onde 茅 praticada e ainda, de acordo com linhagens, estilos etc. Por exemplo, em Minas Gerais que possui 853 munic铆pios, somente em 2018 iniciou-se um processo de descentraliza莽茫o dos debates e a莽玫es para as cidades do interior. O IPHAN n茫o possui recursos financeiros e humanos para um trabalho dessa dimens茫o e, ainda, a Capoeira n茫o possui uma rede organizada para conseguir democratizar esse debate para toda a comunidade. Como disse anteriormente, em 2019, a extin莽茫o dos colegiados que previam a participa莽茫o popular, tornou esse processo ainda mais dif铆cil. Isso 茅 um grande complicador para o acesso dos capoeiristas 脿s pol铆ticas p煤blicas, sob diversos aspectos.
ODC – Como a Pandemia est谩 afetando a capoeira e os capoeiristas? Quais alternativas est茫o sendo praticadas? Como as medidas emergenciais auxiliam os capoeiristas?
Priscila – Com a pandemia, muitos mestres e profissionais da capoeira tiveram seus trabalhos interrompidos, o que resultou em queda ou at茅 mesmo extin莽茫o de sua renda. A capoeira exige aproxima莽茫o e contato f铆sico, o que n茫o 茅 poss铆vel nesse momento. Embora muitos mestres e capoeiristas estejam conseguindo ministrar aulas virtuais por meio de diversas plataformas, essa n茫o 茅 uma realidade acess铆vel a todos, seja pela falta de recursos tecnol贸gicos ou pela falta de conhecimento sobre tais tecnologias. Al茅m dos efeitos diretos sobre as aulas, a interrup莽茫o das atividades reflete nos eventos, nos encontros e nas rodas de capoeira. Tamb茅m acabam ficando inviabilizados muitos projetos sociais pela falta de acesso tecnol贸gico pelos alunos. Por outro lado, vem sendo crescente o n煤mero de lives聽com Mestres e pesquisadores, o que tornou mais acess铆vel o compartilhamento do conhecimento.
Em rela莽茫o 脿s medidas emergenciais, eu as considero extremamente importantes, mas, geralmente, burocr谩ticas para quem mais precisa. Um exemplo disso foi o Edital Emergencial Arte Salva, da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, que previa premia莽玫es de R$1.900,00 para 1.315 propostas, mas obteve apenas 722 inscritos. O baixo n煤mero de inscritos se deve 脿 complexidade e burocracia do edital, que o tornou inacess铆vel para seu p煤blico. Pelo que tenho acompanhando, a Lei Aldir Blanc segue um caminho parecido.
ODC – Como ser谩, na sua opini茫o, a pr谩tica da capoeira no novo normal?
Com o distanciamento social, as rodas de capoeira ficam inviabilizadas e o ensino fica restrito 脿s aulas virtuais e 脿s聽lives. Por outro lado, muitos Mestres e capoeiristas est茫o descobrindo facilidades criadas pelos recursos tecnol贸gicos que creio que ser茫o mantidas ap贸s a pandemia. Muitos 鈥渆ncontros鈥, cursos, palestras e at茅 mesmo congressos de capoeira t锚m sido realizados virtualmente e oferecido acessibilidade a pessoas que antes deixavam de participar desses eventos devido 脿 dist芒ncia f铆sica. Ao se tornarem virtuais, esses eventos permitem a participa莽茫o n茫o apenas de capoeiristas residentes em v谩rios lugares do Brasil, como tamb茅m de outros pa铆ses.聽 Isso 茅 uma mudan莽a muito impactante na capoeira, que tem como uma de suas tradi莽玫es a presen莽a do mestre. Com o 鈥渘ovo normal鈥, percebemos que essa presen莽a, conforme a necessidade, pode se dar de forma virtual. O ensino pela oralidade tamb茅m ganha uma outra roupagem por meio das lives,聽nas quais os Mestres contam suas hist贸rias e experi锚ncias. 脡 uma outra forma de intera莽茫o, mas, infelizmente, continua n茫o sendo acess铆vel a todos. A pandemia evidenciou e refor莽ou a grande desigualdade social e a falta de acessos por grande parte da popula莽茫o brasileira.
ODC – Priscila, voc锚 como capoeirista poderia falar da quest茫o de g锚nero na capoeira?
Priscila – A capoeira 茅 tamb茅m um reflexo da sociedade. Logo, como vivemos em uma sociedade patriarcal e machista, a capoeira reproduz essas mesmas opress玫es. Na capoeira 鈥 que 茅 predominantemente um meio masculino – ainda se soma ao aspecto da hierarquia, geralmente representada pela figura masculina de um Mestre. Embora muito se tenha evolu铆do, ainda 茅 poss铆vel ver preconceitos e opress玫es serem justificados como sendo parte da tradi莽茫o, como 茅 o caso de m煤sicas que maldizem a mulher e que at茅 mesmo instigam a viol锚ncia contra a mulher. Isso sempre fez com que a capoeira fosse um ambiente hostil para o perman锚ncia e gradua莽茫o de mulheres, mas nos 煤ltimos anos tem sido crescente o surgimento de coletivos femininos que combatem essas opress玫es e promovem reflex玫es e debates sobre a quest茫o. Esses coletivos t锚m contado inclusive com o apoio de Mestres que est茫o se abrindo ao di谩logo e desconstru莽茫o desses preconceitos. Ao mesmo tempo um maior n煤mero de mulheres tem se formado Mestras de capoeira, o que 茅 algo muito importante para o fortalecimento do movimento das mulheres em busca de igualdade na capoeira. 脡 importante citar que ainda 茅 tabu e tem muito para se evoluir 茅 a quest茫o LGBTQI+ na capoeira.
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O Observat贸rio da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo 脿 Cultura de Belo Horizonte, patroc铆nio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de forma莽茫o GEST脙O CULTURAL PARA LIDERAN脟AS COMUNIT脕RIAS. Per铆odo de realiza莽茫o: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Hor谩rio: Encontros online 脿s quintas-feiras, de 19 脿s 21h00 Carga hor谩ria total: 6 […]
Parab茅ns Priscila pelas coloca莽玫es 脿 respeito da capoeira. Sabemos que a capoeira 茅 uma manifesta莽茫o cultural ampla, nela temos o jogo, a roda, o canto, os instrumentos, os sentimentos ancestrais, em fim n茫o h谩 um 煤nico adjetivo que define a capoeira.
Senti falta de notici谩rios sobre a morte do Cavalieri.
脡 isto. Paz e bem.
Excelente entrevista! Parab茅ns, Priscila!
Muito obrigada, Mestre!
Parab茅ns Priscila. Assentada em vasta experi锚ncia pr谩tica e conhecimentos te贸ricos rigorosos, sua fala 茅 clara, objetiva e esclarecedora, por茅m, jamais isenta. Muito bom conhcer suas observa莽玫es acerca dos menos favorecidos cultural, social e economicamente, al茅m da percep莽茫o afinada com os insistentes preconceitos de g锚nero que rodam nossa sociedade e respingam diretamente na Capoeira. Comungo com suas ideias. Obrigado!
Que alegria ler seu coment谩rio, Mestre Bobby. Muito obrigada!
Priscila muito boa sua reflexoes vc e uma grande lutadora e defensora de nossa arte, e sempre nos trazendo informacoes de suma importancia .
Obrigada ODC pela oportunidade de falar sobre a capoeira!
Priscila, parab茅ns pelo seu dia e pela bela entrevista. Quest玫es pontuais e fundamentais para todos compreenderem melhor nossa arte, pois a luta n茫o cessa nunca. Parab茅ns a equipe do ODC pela mat茅ria! Que tenham outras.
Obrigada ODC pela oportunidade de falar sobre a capoeira!
Obrigada, CM Costela! Seguimos juntos!
Parab茅ns Priscila. Excelente artigo. Vou compartilhar e divulgar na R谩dio Capoeira
Obrigada, Mestre Paul茫o! Seguimos juntos!