NOTÍCIAS

Cultura em ação

 

I Jornada de Gestão Cultural e Profissionalização enfatiza necessidade de articulação na área da cultura em Araguaína e entorno


 

A integrante do ODC Priscilla D´Agostini ministrou a I Jornada de Gestão Cultural e Profissionalização em Araguaína (Tocantins). De 30 de agosto a 3 de setembro, foram 28h/aula dedicadas aos conceitos ligados à gestão cultural e profissionalização do artista e técnico da área. Os 35 alunos discutiram os temas: Ação Cultural e Cidade; Produção Artística e Gerenciamento de Carreira (temáticas do eixo conceitual); Produção Executiva, Planejamento Financeiro, Projetos Culturais (temáticas do eixo prático).

Participaram da Jornada artistas de teatro, circo, capoeira, artistas plásticos, professores, músicos, comunicadores, profissionais da gestão, do meio ambiente, historiadores, além da secretária de cultura, funcionários da secretaria de cultura e da Celtins, empresa patrocinadora do projeto. “No primeiro dia me apresentei e todos os participantes de apresentaram. Interessante que muitos não se conheciam. A turma era bem eclética. A maioria não tinha experiência na gestão da cultura. Abordamos o conceito de Política Pública e o papel do cidadão no município. Discutimos com foco na realidade de Araguaina”, conta Priscilla.

 

Demandas e propostas

O que seria importante para a cidade em termos de cultura? Motivados pela pergunta, os participantes reuniram-se em grupos para identificar as demandas do município. “No início de cada encontro e com a participação de todos, ordenávamos esse documento. No último dia, a turma elegeu prioridades e as demandas e propostas foram divididas em áreas. Além da dinâmica, após o intervalo de cada encontro, sugeri que os alunos realizassem intervenções artísticas, como uma forma de conhecer e valorizar o trabalho dos artistas locais”, explica Priscilla.

O aluno Marcos Viana e seu pai, palhaço há mais de 30 anos, fizeram um intervenção circense; também um grupo de teatro ciganos, atuante há mais de 10 anos, realizou intervenção teatral e foram apresentados slides das obras da artista plástica Vera Leite. Um blog foi criado para que os alunos registrem suas fotografias e textos (artísticos ou documentais) sobre Araguaína.

“Foi a primeira vez que estive em Tocantins. Não sabia ao certo o que esperava ao me deparar com o novo. Percebi diversas ‘Araguaínas’ dentro de Araguaína, vários costumes, estilos, uma grande riqueza cultural. O saldo da jornada foi positivo e os alunos fecharam parcerias durante esse encontros. Conviver com os participantes da jornada me proporcionou um grande aprendizado. O mais importante, e que ficou para todos, foi a necessidade de articulação e mobilização para quem atua na área da cultura em Araguaína e entorno”, diz Priscila.

Ela trouxe ainda boas dicas culturais da cidade, como a visita ao “Cristo”; Centro de Cultura de Araguaína e Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins.  Este situado em Bielândia, distrito de Filadélfia, em uma área de 32.152 metros quadrados que abriga uma das mais importantes transformações geológicas no período Permiano e, ainda, o espaço Barraria, onde senhoras artesãs fazem belos tapetes.

A I Jornada de Gestão Cultural e Profissionalização foi realizado pelo Grupo Armatrux e Observatório da Diversidade Cultural; com patrocínio da Celtins – Rede Energia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Secretaria de Cultura de Araguaína e Sebrae.

Veja mais notícias aqui

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos