NOTÍCIAS

Diversidade cultural é tema de revista do Arquivo Nacional

O Arquivo Nacional lança oficialmente nesta quinta-feira, 7 de junho, o volume 31 da revista Acervo com o tema diversidade cultural, às 14h, no auditório do Arquivo Nacional (Praça da República, 173, Centro, Rio de Janeiro). A organização do dossiê “Diversidades e(m) arquivos”é dos doutores Diego Barbosa da Silva e Leonardo Augusto Silva Fontes e o lançamento faz parte da programação da II Semana Nacional de Arquivos, que vai do dia 4 a 9 de junho.

A edição destaca o papel dos arquivos em custodiar e conservar documentos referentes aos povos e comunidades tradicionais e indígenas, grupos de cultura popular, LGBT e de pessoas com deficiência, com o objetivo de popularizar os arquivos e torná-los espaços democráticos e equipamentos culturais ocupados por todos e todas.

O professor titular de História do Brasil na Brown University é o entrevistado da edição. Ele também autor dos livros “Além do carnaval: a homossexualidade masculina no Brasil do século XX” (Editora Unesp, 2000); “Apesar de vocês: oposição à ditadura militar brasileira nos EUA” (Companhia das Letras, 2009); “Revolucionário e gay: a vida extraordinária de Herbert Daniel”, que deve ser lançado ainda este ano pela editora Civilização Brasileira e do artigo “Abrindo os arquivos e os armários: pesquisando a homossexualidade no Arquivo do Estado de São Paulo”(Revista Histórica, São Paulo, 2001), em que se abordam as dificuldades de pesquisar a temática LGBT em arquivos.

Quem quiser ler todos os textos na íntegra pode baixar a publicação AQUI.

A II Semana Nacional de Arquivos terá ainda mesa-redonda com autores de artigos e editores desta edição. Estarão presentes os pesquisadores Anderson José Machado de Oliveira (Unirio), autor do artigo “As habilitações sacerdotais e os padres de cor na América portuguesa: potencialidades de um corpus documental”; Rita Colaço (Museu Memória e História MHB-MLGBT), autora de “A destruição de documentos como objeto estratégico e indicador de desempenho: o caso do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ)”; e Taiguara Villela (UFES), autor do artigo “Diversidade na instituição arquivística: práticas com públicos especiais no Arquivo Público do Estado do Espírito Santo”.

Fonte: Arquivo Nacional

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos