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Fomento 脿 Cultura no Brasil: uma cr铆tica acad锚mica

Marcus Pinto Aguiar[1]

Capa-Incentivo 脿 Cultura no BrasilA Constitui莽茫o Federal brasileira de 1988 disp玫e, em seu artigo 215, sobre os deveres do Estado em mat茅ria de cultura, quando afirma que ele 鈥済arantir谩 a todos o pleno exerc铆cio dos direitos culturais e acesso 脿s fontes da cultura nacional, e apoiar谩 e incentivar谩 a valoriza莽茫o e a difus茫o das manifesta莽玫es culturais.鈥

Nesse sentido, a obriga莽茫o de garantir implica em uma conduta positiva dos agentes p煤blicos, isto 茅, uma obriga莽茫o de fazer, no sentido de organizar e direcionar a estrutura p煤blica para que todos possam igualmente dispor das condi莽玫es necess谩rias para a realiza莽茫o de seus planos de vida, pois o exerc铆cio pleno dos direitos culturais 茅 o caminho para garantir o direito 脿 vida em sentido amplo, incluindo o desenvolvimento material, ps铆quico e espiritual que os bens culturais s茫o capazes de proporcionar a todos.

J谩 em rela莽茫o 脿 obriga莽茫o de 鈥渁poiar e incentivar鈥 a difus茫o das manifesta莽玫es culturais, tamb茅m se antev锚 uma obriga莽茫o de fazer da parte do Estado, de prover, direta ou indiretamente, os meios materiais necess谩rios para a realiza莽茫o do direito 脿 vida cultural, como referido anteriormente.

Assim, as obriga莽玫es est茫o claras, mas a forma como elas ser茫o realizadas podem ser diversas, uma vez que, definir quais manifesta莽玫es culturais devem ser financiadas e como ser谩 feito, tem sido o grande debate por meio do qual se questiona tamb茅m o papel do Estado e da iniciativa privada, que, muitas vezes, est茫o de m茫os dadas para satisfa莽茫o apenas de interesses economicistas. Da铆 a import芒ncia sempre atual da participa莽茫o popular democr谩tica e aut么noma na defini莽茫o dos processos de financiamento da cultura e da transpar锚ncia e apoio do Estado.

Nesse contexto, n茫o se pode fechar os olhos diante da voracidade do mercado que se anima fundamentalmente pelo lucro e se desinteressa pelas atividades que podem dificultar a produtividade e a lucratividade. Quest玫es que n茫o necessariamente devam estar distantes das a莽玫es do Estado, desde que n茫o sejam nem o seu motor nem o seu fim 煤ltimo,聽tanto por uma quest茫o de escassez or莽ament谩ria, como por necessidade de prioriza莽茫o de suas pol铆ticas p煤blicas, uma vez que a efici锚ncia tamb茅m 茅 um princ铆pio constitucional de anima莽茫o e avalia莽茫o das a莽玫es estatais.

Desse modo, entre as formas de fomento da cultura, encontram-se a atividade direta ou indireta do Estado, por meio de incentivos fiscais, e as a莽玫es promovidas diretamente pelas institui莽玫es privadas. Por isso, nesse processo, cabem discuss玫es sobre o que 茅 cultura, o que deve ser preservado, qual o papel da influ锚ncia ideol贸gica do governo, e como deve ser a participa莽茫o popular, entre outras.

O risco de mercantiliza莽茫o da cultura est谩 sempre a rondar esses debates e n茫o apenas por a莽玫es da iniciativa privada que geralmente pensa na express茫o cultural como um produto de mercado; em difus茫o, como comercializa莽茫o; e em valor, como receita financeira. O pr贸prio Estado, entretanto, por meio da submiss茫o da pol铆tica 脿s finan莽as, permite que as grandes corpora莽玫es midi谩ticas sejam, muitas vezes, os tecel玫es de uma cultura nova e que, com seu alcance, desvaloriza o que a comunidade, com uma voz menos potente, aceita como sua pr贸pria.

O fomento 脿 cultura exige do Estado investimentos n茫o apenas para o acesso aos bens culturais, mas tamb茅m para produ莽茫o, manuten莽茫o e cria莽茫o de express玫es que reflitam autenticamente os interesses das comunidades, mais do que os do mercado, sem desmerecer as possibilidades de gera莽茫o de emprego e renda, oportunidades de qualifica莽茫o e o valor econ么mico da cultura.

Diante dessas perspectivas que envolvem o mundo da cultura e dos direitos culturais, o Instituto Brasileiro de Direitos Culturais 鈥 IBDCult 鈥 animado por sua miss茫o institucional de promover estudos e a莽玫es voltados para os direitos culturais e as pol铆ticas culturais, apresenta a obra 鈥淔omento 脿 Cultura no Brasil鈥, sob selo editorial pr贸prio, e organizada por Francisco Humberto Cunha Filho, Daniela Lima de Almeida e Cibelle Alexandre Uchoa, que tiveram o esmero de procurar referenciar quest玫es que promovam a garantia, apoio e incentivo a uma vida cultural digna e plena para todos.

Entre os temas tratados nesse trabalho, est茫o: Lei Rouanet, Mecenato, FICART (Fundo de Investimento Cultural e Art铆stico), Sistema Nacional de Cultura, Credenciamento (como pr谩tica licitat贸ria no 芒mbito cultural), Patrim么nio Cultural Brasileiro, Tributa莽茫o e Cultura, Ordem do M茅rito Cultural e o Programa Nacional de Apoio 脿 Cultura, Imunidade tribut谩ria e Fomento, Ind煤stria Cultural, Lei Sarney, PROCULTURA, Pol铆ticas P煤blicas Culturais e Vale-cultura. Revelam, assim, a riqueza e diversidade da obra que tem tamb茅m a inten莽茫o de se colocar como apoio importante para a promo莽茫o do debate em torno da tem谩tica do fomento 脿 cultura brasileira.

A t么nica dos trabalhos 茅 a de n茫o se acomodar com a descri莽茫o, ou seja, os autores e organizadores nitidamente n茫o pretendem ofertar ao p煤blico cartilhas ou manuais de opera莽茫o de institutos jur铆dicos de fomento 脿 cultura, n茫o obstante detalh谩-los com adequada precis茫o seja a premissa comum e indispens谩vel para an谩lises cr铆ticas, tomada esta express茫o no sentido acad锚mico que deve ter. 脡 bem verdade que tais an谩lises n茫o est茫o distante das pol锚micas; ao contr谩rio, at茅 as instigam, mas para delas participar torna-se indispens谩vel um manuseio personal铆ssimo da obra. Fica a recomenda莽茫o.

[1]Presidente do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais. Doutorando do PPG Direito da Universidade de Fortaleza 鈥 UNIFOR.

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6 Coment谩rios para “Fomento 脿 Cultura no Brasil: uma cr铆tica acad锚mica”

  1. Gleise Oliveira disse:

    Interessante recomenda莽茫o de leitura. Se poss铆vel, gostaria de informa莽玫es de como obter o livro. Tentei pelo site do IBDCult (http://www.ibdcult.org/), mas parece que n茫o est谩 atualizado. Agradecida.

    1. ODC disse:

      Boa noite

      escreva para o Prof. Humberto Cunha humberto.3000@hotmail.com

      att
      Jos茅 Marcio Barros

  2. Augusto C茅sar Costa disse:

    Como fa莽o para adquirir um exemplar dessa obra?

    1. ODC disse:

      Boa noite

      escreva para o Prof. Humberto Cunha humberto.3000@hotmail.com

      att
      Jos茅 Marcio Barros

      1. Allan Calisto disse:

        Oi prof. Jos茅 Marcio, quanto tempo, tudo bem!

        Tem algum lugar em Belo Horizonte que posso comprar este exemplar, ou somente por e-mail?

        Abs!

        1. ODC disse:

          Ol谩 Allan

          infelizmente n茫o sei te informar. Pe莽o que entre em contato com o Prof. Humberto Cunha pelo e-mail humberto.3000@hotmail.com

          att

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