NOTÍCIAS

Livros infantis sobre mulheres reais para inspirar meninas e meninos

O pessoal do site “Nó de Oito” elaborou uma lista colaborativa de livros infantis que contam histórias de mulheres reais para “ampliar o leque de inspiração e representatividade feminina para as próximas gerações”.

A idealizadora do site, Lara Vascouto, critica a minoria de mulheres no papel principal nas histórias e, mais ainda, o estereótipo de princesas e damas indefesas. Outro ponto questionado é o fato de livros com protagonistas femininas serem considerados “apenas para meninas”, enquanto histórias com personagens masculinos no papel principal são tidas para todos os gêneros.

Ainda que sejam poucos os livros infantis com protagonistas femininas (e não-brancas) não-estereotipadas, eles existem e “são fundamentais para o processo de formação de meninas e meninos”.

Malala – A Menina que Queria ir para a Escola

Sinopse: No primeiro livro-reportagem destinado ao público infantil, a jornalista Adriana Carranca relata às crianças a história da adolescente paquistanesa Malala Yousafzai, baleada por membros do Talibã aos 14 anos por defender a educação feminina. Na obra, a repórter traz suas percepções sobre o vale do Swat, a história da região e a definição dos termos mais importantes para entender a vida desta menina tão corajosa.

Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes

Sinopse: Um livro com 100 histórias sobre a vida de 100 mulheres extraordinárias do passado e do presente, ilustradas por 60 artistas mulheres do mundo inteiro. O projeto foi pensado por Elena Favilli e Francesca Cavallo, cofundadoras da empresa de mídia infantil Timbuktu Labs, nos Estados Unidos. O livro conta as histórias que vão de Frida Kahlo, passando por Elizabeth I, até Serena Williams e Maya Gabeira; todas ilustradas por artistas do mundo todo. Em “Histórias de ninar para garotas rebeldes”, tudo o que podemos sentir é esperança e entusiasmo pelo mundo que estamos construindo. Um mundo onde gênero não define quão alto você pode sonhar nem quão longe você pode ir.

Frida

Sinopse: Trata-se de uma biografia da pintora mais famosa do México, no século XX: Frida Kahlo (1907-1954). O livro acompanha a infância e adolescência da artista, revelando a curiosidade que a menina tinha pelos objetos e pelo mundo, além do trágico acidente que deixou sequelas permanentes. A cultura mexicana foi uma grande inspiração para a pintora. A ilustradora Ana Juan povoou o livro com figuras desse imaginário, dando à obra um traço onírico que lembra as telas de Frida.

Anti Princesas. Violeta Parra

Sinopse: Segundo livro da coleção Antiprincesas, conta a história de Violeta Parra, uma caminhante que foi procurar canções nos lugares mais distantes do Chile para que não se perdessem com o passar dos anos. Embarcamos, como em uma máquina do tempo, para viver a aventura de ouvir histórias de avôs e avós, e conhecer a vida de uma artista que sentiu seu povo muito perto do coração.

Clarice Lispector para Meninas e Meninos

Sinopse: Clarice Lispector, uma antiescritora popular do brasil, que rompeu as regras literárias e abandonou uma vida de princesa para voltar à sua terra. Escrevia contos, novelas e crônicas enquanto sua filha brincava ao seu redor, e tinha um cachorro louco que comia cigarros. Mais um livro da coleção Antiprincesas.

Carmen, A Grande Pequena Notável

Sinopse: Carmen Miranda está até hoje entre as maiores representantes da identidade brasileira no exterior. Poucos brasileiros, porém, conhecem sua importância no cenário nacional, bem como sua trajetória. Este livro traz sua biografia com leveza ao público infantil, com músicas da intérprete cantaroladas por gerações integradas na narrativa, em diálogo com imagens que trazem a linguagem visual da rica época de J. Carlos, e de outros grandes ilustradores brasileiros.

Diferente como Chanel

Sinopse: Em “Diferente como Chanel”, as crianças podem conhecer a biografia da estilista francesa transgressora e discreta, que inovou em uma época em que, para estar na moda, as mulheres precisavam de luxo, pompa e espartilhos. O pretinho básico, uma de suas principais invenções, não saiu das ruas e das passarelas desde que foi criado, em 1926. Escrito pela estreante norte-americana Elizabeth Matthews, o livro foi enriquecido pela tradução da também estilista Clô Orozco e traz a trajetória de Chanel, da infância pobre no orfanato ao emprego em uma alfaiataria e à abertura de sua primeira loja, financiada por um jovem aristocrata por ela apaixonado. Nas ilustrações, Matthews deu vida a uma personagem quase caricatural, de silhueta esbelta e com o inseparável colar de pérolas com a tesoura pendurada no pescoço. Ao final, o livro oferece cronologia, bibliografia básica, foto da estilista e desenhos do poeta Jean Cocteau e do caricaturista Sem. Um livro cheio de estilo, como Chanel.

Para ler junto:

As Lendas de Dandara

Sinopse: “As Lendas de Dandara” é um livro que mistura ficção, história e um toque de fantasia, onde são narrados dez contos sobre a guerreira quilombola Dandara dos Palmares, companheira de Zumbi dos Palmares. Embora seja voltado para o público adulto e adolescente, “As Lendas de Dandara” oferece um material inédito para os jovens e pode ser lido para crianças com a mediação de um adulto responsável, por tratar de temas de violência como o tráfico humano e a escravidão.

Wonder Women. 25 Mulheres Inovadoras, Inventoras e Pioneiras que Fizeram a Diferença

Sinopse: Pense no quanto alguém é capaz de alcançar quando tem à disposição todos os recursos e o apoio de que precisa para desenvolver plenamente suas habilidades. Agora pense no quão especial alguém deve ser para conseguir os mesmos resultados quando nada ao redor conspira a seu favor. Em “Wonder Women”, o leitor conhecerá mulheres além de seu tempo. Pessoas brilhantes, que se recusaram a se acomodar no papel de coadjuvantes e foram à luta, tornando-se protagonistas de sua própria vida. Cientistas, engenheiras, matemáticas, aventureiras e inventoras cujos feitos mudaram os rumos da história.

As cientistas: 50 mulheres que mudaram o mundo

Sinopse: Recheado de ilustrações encantadoras, “As cientistas” destaca as contribuições de 50 mulheres notáveis para os campos da ciência, da tecnologia, da engenharia e da matemática, desde o mundo antigo até o contemporâneo, além de trazer infográficos sobre equipamentos de laboratório, taxas de mulheres que trabalham atualmente em campos da ciência e um glossário científico ilustrado. Entre as perfiladas, estão figuras bem conhecidas, como a primatologista Jane Goodall e a química Marie Curie, e outras nem tanto, como Katherine Johnson, física e matemática afro-americana que calculou a trajetória da missão Apolo 11 de 1969 à lua. “As cientistas” celebra as realizações das mulheres intrépidas que abriram o caminho para a próxima geração de engenheiras, biólogas, matemáticas, médicas, astronautas, físicas e muito mais.

Para os pais:

Para educar crianças feministas – Um manifesto

Sinopse: Após o enorme sucesso de “Sejamos todos feministas”, Chimamanda Ngozi Adichie retoma o tema da igualdade de gêneros neste manifesto com quinze sugestões de como criar filhos dentro de uma perspectiva feminista. Escrito no formato de uma carta da autora a uma amiga que acaba de se tornar mãe de uma menina, “Para educar crianças feministas” traz conselhos simples e precisos de como oferecer uma formação igualitária a todas as crianças, o que se inicia pela justa distribuição de tarefas entre pais e mães. E é por isso que este breve manifesto pode ser lido igualmente por homens e mulheres, pais de meninas e meninos. Partindo de sua experiência pessoal para mostrar o longo caminho que ainda temos a percorrer, Adichie oferece uma leitura essencial para quem deseja preparar seus filhos para o mundo contemporâneo e contribuir para uma sociedade mais justa.

 

Fonte: Portal Nó de Oito

Imagens: Portal Nó de Oito

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos