Patrimônio, paisagem cultural e comunidades periféricas

interfaces por meio da fotografia pinhole

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Resumo

O presente artigo busca relatar uma das ações do projeto Sentidos Urbanos: patrimônio e cidadania, uma parceria das autoras com o Escritório Técnico de Ouro Preto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em curso desde os anos 2009. Neste ano de 2022, a proposta realizada buscou evidenciar as potencialidades culturais presentes no território trabalhado a partir da prática da técnica fotográfica analógica, a pinhole.

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Biografia do Autor

Gabriela de Lima Gomes, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora do Departamento de Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto, tem formação interdisciplinar, é graduada em Comunicação Social, mestre em Artes e doutora em Geografia. Investiga os processos fotográficos analógicos e sua conservação, os meios para a preservação de bens culturais, as paisagens culturais e suas relações com os sujeitos e suas subjetividades. Na extensão universitária realiza um trabalho mais integrado, interdisciplinar e inclusivo em relação às questões dedicadas ao patrimônio, aos espaços de afazeres e criação, ao compreendê-los como ambientes visitáveis, dialógicos e democratizantes. Coordena o Grupo de Pesquisa do CNPQ Preservação e seus Meios.

Paloma Christina Nascimento de Jesus, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduanda do Curso de Museologia pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente pesquisa as relações entre musealidade e territórios na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais.

Referências

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Publicado

2022-10-01

Edição

Seção

Seção II – Arte, Patrimônio e Representações