Patrimônio, paisagem cultural e comunidades periféricas

interfaces por meio da fotografia pinhole

Autores/as

Resumen

O presente artigo busca relatar uma das ações do projeto Sentidos Urbanos: patrimônio e cidadania, uma parceria das autoras com o Escritório Técnico de Ouro Preto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em curso desde os anos 2009. Neste ano de 2022, a proposta realizada buscou evidenciar as potencialidades culturais presentes no território trabalhado a partir da prática da técnica fotográfica analógica, a pinhole.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Gabriela de Lima Gomes, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora do Departamento de Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto, tem formação interdisciplinar, é graduada em Comunicação Social, mestre em Artes e doutora em Geografia. Investiga os processos fotográficos analógicos e sua conservação, os meios para a preservação de bens culturais, as paisagens culturais e suas relações com os sujeitos e suas subjetividades. Na extensão universitária realiza um trabalho mais integrado, interdisciplinar e inclusivo em relação às questões dedicadas ao patrimônio, aos espaços de afazeres e criação, ao compreendê-los como ambientes visitáveis, dialógicos e democratizantes. Coordena o Grupo de Pesquisa do CNPQ Preservação e seus Meios.

Paloma Christina Nascimento de Jesus, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduanda do Curso de Museologia pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente pesquisa as relações entre musealidade e territórios na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais.

Citas

BATISTA, Martha Raquel de Souza. O patrimônio cultural através da fotografia e a fotografia como patrimônio cultural: interfaces entre fotografia e patrimônio. Dissertação (Mestrado em Gestão de Território) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2017.

FREIRE-MEDEIROS, B. “Favela como patrimônio da cidade? Reflexões e polêmicas acerca de dois museus”. Estudos Históricos, 38, 2006, p. 49-66.

GONÇALVES, José Reginaldo Santos. O patrimônio como categoria de pensamento. In: ABREU, Regina e Mário, CHAGAS. Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. DP&A editora: 2003, p.21-30.

KOSSOY, B. Fotografia e memória: reconstituição por meio da fotografia. In: SAMAIN, Etienne (org.). O Fotográfico . São Paulo: Hucitec/CNPq, 1998.

___. Construção e desmontagem do signo fotográfico. In: KOSSOY, B. Realidades e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.

MAUAD, Ana Maria. Fotografia e história – possibilidades de análise. In: CIAVATTA, Maria; ALVES, Nilda (Orgs.). A leitura de imagens na pesquisa social: história, comunicação e educação. São Paulo: Cortez, 2004.

MENESES, Ulpiano T. B. Os “usos culturais” da cultura: contribuição para uma abordagem crítica das práticas e políticas culturais. In: YÁZIGI, E.; CARLOS, A. F.; CRUZ, R. C. A. (orgs.). Turismo: espaço, paisagem e cultura. São Paulo: HUCITEC, 1999, p. 89-99.

POLLAK, Michael. Memória e Identidade Social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 5. n. 10, 1992.

RIBEIRO, Cláudio Rezende. SIMÃO, Maria Cristina Rocha. Memória e direito à cidade: Políticas urbanas contemporâneas de Ouro Preto. Thésis, Rio de Janeiro, v.2, n.2, p. 180-195, jul/dez. 2016.

SCIFONI, Simone. Paisagem cultural. In: GRIECO, Bettina; TEIXEIRA, Luciano; THOMPSON, Analucia (Orgs.). Dicionário IPHAN de Patrimônio Cultural. 2. ed. rev. ampl. Rio de Janeiro, Brasília: IPHAN/DAF/Copedoc, 2016. (verbete).

SANTOS, R. E. N. Ativismos cartográficos: notas sobre formas e usos da representação espacial e jogos de poder. Revista Geográfica de América Central, v. 2, p. 1-17, 2011. Disponível em: < https://www.revistas.una.ac.cr/index.php/geografica/article/view/2299>. Acesso em: 24 de ago. de 2022.

SIMÃO, Maria Cristina Rocha. Diferentes olhares sobre a preservação das cidades: entre os dissensos e os diálogos dos moradores com o patrimônio. Tese (Doutorado em Urbanismo) – Programa de Pósgraduação em Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

TROMBETA, Thais Padula. Sobre espaços urbanos patrimonializados e processos de gentrificação: estudo de caso sobre a Rua Direita em Ouro Preto/MG. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. (tradução de Lívia Oliveira). - São Paulo: DIFEL, 1983.

VARINE, Hugues de. As raízes do futuro: o patrimônio a serviço do desenvolvimento local. Porto Alegre: Medianiz, 2012.

Publicado

2022-10-01

Número

Sección

Seção II – Arte, Patrimônio e Representações