Indicadores de políticas culturais no contexto de monitoramento da agenda ODS

desafios para a gestão pública municipal de Belo Horizonte

Autores

  • Rodrigo Nunes Ferreira Prefeitura de Belo Horizonte
  • Caroline Craveiro Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte

Resumo

A partir de uma discussão conceitual sobre as possibilidades e limites das estratégias de sistematização e definição de indicadores para monitoramento de políticas públicas culturais no contexto da Agenda ODS das Nações Unidas, o artigo apresenta o contexto institucional do monitoramento das políticas culturais no município de Belo Horizonte, apontando as fragilidades e potencialidades na estruturação do SMIIC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Nunes Ferreira, Prefeitura de Belo Horizonte

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Desenvolve e participa de pesquisas na área de Geografia, com ênfase em Organização e Produção do Espaço, atuando principalmente nos seguintes temas: migração, inserção ocupacional, indicadores sociais e desigualdades intraurbanas. Atualmente coordena equipe técnica multidisciplinar da Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Belo Horizonte, em atividades de cálculo e acompanhamento de indicadores para monitoramento de políticas públicas municipais, em especial os indicadores de monitoramento local dos Marcos Globais de Desenvolvimento.

Caroline Craveiro, Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte

Mestra em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMINAS), Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com especializações em Estudos Ambientais (PUCMINAS) e Administração Pública (PUCMINAS). De 2002 a 2010, atuou como professora na rede de educação pública estadual, municipal e particular de Belo Horizonte. Atuou como técnica no Departamento de Coordenação dos Centros Culturais da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte (2010-2013), e como gerente na Divisão de Apoio às Ações Colegiadas da Secretaria executiva do Conselho Municipal de Política Cultural de Belo Horizonte, apoio técnico ao Conselho Zona Cultural Praça da Estação, suporte aos demais fóruns participativos da Fundação Municipal de Cultura (2013-2017). De 2017 a 2022, atuou como técnica na Gerência de Planejamento e Monitoramento de Indicadores Culturais, da Diretoria de Políticas Culturais e Participação Social, da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Integrou o Conselho Municipal de Política Cultural de Belo Horizonte como conselheira representante dos servidores da Fundação Municipal de Cultura nos mandatos de 2010-2012 e 2019-2020. Atualmente, atua na Gerência de Recursos Hídricos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte.

Referências

BELO HORIZONTE, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Plano Municipal de Cultura de Belo Horizonte - Lei nº 10.854 de 16 de outubro de 2015.

BELO HORIZONTE, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Sistema Municipal de Cultura - Lei nº 10.901 de 11 de janeiro de 2016.

BLÁZQUEZ, Pedro González. Medir en las ciencias sociales. In: GARCÍA FERRANDO, Manuel; IBÁÑEZ, Jesús; ALVIRA, Francisco (Ed.). El análisis de la realidad social. Métodos y técnicas de investigación social. Madrid: Alianza, 1986.

BOTELHO, Isaura. Dimensões da Cultura e Políticas Públicas, São Paulo Em Perspectiva, 15(2) 2001.

CRAVEIRO, Caroline. Mapeamento cultural como instrumento para a gestão da política pública de cultura em Belo Horizonte – MG. 2017. 159 f. Dissertação (Mestrado em Análise Espacial) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.

DESSEIN, J.; SOINI, K.; FAIRCLOUGH, G.; HORLINGS, L. (Ed.). Culture in, for and as Sustainable Development: Conclusions from the COST Action IS1007 Investigating Cultural Sustainability. Jyväskylä: University of Jyväskylä, 2015. Disponível em: <http://www.culturalsustainability.eu/conclusions.pdf>. Acesso em: 26 nov. 2019.

DURAND, José Carlos. Indicadores culturais: para usar sem medo. Revista Observatório Itaú Cultural (OIC), São Paulo, p. 39-43, n. 4, jan.-mar. 2008.

GIL, Gilberto. Discurso do ministro Gilberto Gil na divulgação do Sistema de Informações e Indicadores Culturais, IBGE. Rio de Janeiro: Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Cultura, 29 nov. 2006.

HABERMAS, Jürgen. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.29

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Sistema de Informações e Indicadores Culturais 2007-2010. IBGE: Rio de Janeiro, 2013 (Estudos e Pesquisas Informação Demográfica e Socioeconômica número 31). Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalog o?view=detalhes&id=282191>, acesso em 03 de dezembro de 2019.

IFACCA et al. Culture in the SDG Outcome Document: Progress Made, But Important Steps Remain Ahead. 23 September 2015. Disponível em: <http://culture2030goal.net/wp-content/uploads/2020/05/EN_4-presdg_ outcomedoct.pdf>. Acesso em 7 de janeiro de 2021.

LINS, Cristina Pereira de Carvalho. Estatísticas da cultura: um levantamento dos estudos recentes da UNESCO, SICSUR e IBGE. 2012. Disponível em: . Acesso em: 19 nov. 2019.

LINS, Cristina. Sistema de informação e indicadores culturais, perfil dos estados e dos municípios brasileiros: histórico e resultados. Revista Observatório Itaú Cultural, São Paulo, n. 23, dez. 2017-maio 2018.

MORRONE, Adolfo. Guidelines for measuring cultural participation. UNESCO Institute for Statistics, December 2006. Disponível em: <http://uis.unesco. org/sites/default/files/documents/guidelines-for-measuring-cultural-participation-2006-en.pdf>. Acesso em: 26 nov. 2019.

SILVA, Rosimeri Carvalho da. Indicadores culturais: reflexões para a construção de um modelo brasileiro. Revista Observatório Itaú Cultural, São Paulo, n. 4, p. 44-58, jan.-mar. 2008.

SILVEIRA, Sérgio Amadeu; SOUZA, Joyce; AVELINO, Rodolfo. A privacidade e o mercado de dados pessoais. Liinc em Revista, v. 12, n. 2, p. 217-230, 2016.

Downloads

Publicado

2023-07-01

Edição

Seção

Seção I - Cultura, Diversidade e Desenvolvimento