Arte e diversidade cultural na resistência democrática
o cenário do pós-pandemia
Abstract
O presente texto propõe pensar práticas artísticas de resistência democrática – sobretudo no pós-pandemia –, a partir de um olhar voltado especificamente para o Brasil, orientadas para duas potências cruciais e locais da arte: a emancipação social e a vivência da interidentidade para mediação sensível entre a diversidade cultural brasileira. Nesse sentido, o exemplo da breve experiência da Cena Tropifágica (2011-2017) é apresentado.
Downloads
Metrics
References
ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. O Nascimento da Tragédia ou Helenismo e Pessimismo. Tradução, notas e posfácio de J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
PLATÃO. A República. Tradução Enrico Corvisieri. São Paulo: Nova Cultural, 1997.
PONDÉ, Thiago; CARVALHO, Aline. Tropifagia - Comendo o País Tropical. Salvador: EDUFBA, 2020, 340p.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Por uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, n.63, p.237-280, 2002.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Modernidade, identidade e cultura de fronteira. Tempo Social: revista sociológica da USP, São Paulo, v. 5, n. 1-2, p. 31-52, 1993.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Observatory of Cultural Diversity Journal

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.