Práticas comunitárias, territórios, cidadania e regionalização
Resumen
As práticas comunitárias são marcadas por diversos elementos e exigem atenção particular para que os indivíduos e suas histórias representem os seus percursos históricos, pessoais e coletivos. O texto procura discorrer sobre esses elementos e sobre uma experiência de formação para lideranças comunitárias em Belo Horizonte, Minas Gerais. É dividido em sete partes e uma conclusão, que dialogam com as comunidades e com as variadas perspectivas sobre atuação comunitária. Inicialmente, desenvolvimento local e o desenvolvimento integral, no qual tratamos, entre outros, dos arranjos comunitários que envolvem variados atores sociais, cada um com seus próprios processos identitários simultâneos. Em sequência, a diferenciação de três tipos distintos de “situações comunitárias”, na qual chegamos à perspectiva que pensar em comunidades é pensar em políticas públicas não estatais. Passo adiante, as questões sobre diálogo intercultural e os desafios para a promoção da diversidade nas comunidades. As comunidades de sentido e as traduções são o tema em sequência, como fatores chave para o desenvolvimento de comunidades, concluindo com os processos de aprendizagem social para a construção de um sentido de “nosso”, refletindo sobre reposicionar os conceitos de periferia e de regionalização.
Descargas
Métricas
Citas
BERGER, Peter & LUCKMAN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1985.
BEZERRA Luciana Rodrigues, CAMPOS, Herculano Ricardo. Consumo, mídia e identidade juvenil Emocore. In.: Pesquisas e Práticas Psicossociais, 9(1), São João del-Rei, janeiro/junho 2014.
BRAGA, José Luiz. Comunicação é aquilo que transforma linguagens. ALCEU - v. 10 - n.20 - p. 41 a 54 - jan./jun. 2010
BRASIL. Lei nº 12.343, de 2 de dezembro de 2010. Institui o Plano Nacional de Cultura - PNC, cria o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais - SNIIC e dá outras providências.
BUVINIC, Mayra; MAZZA, Jacqueline. DEUTSCH, Ruthanne (eds). Inclusão social e desenvolvimento econômico na América Latina. Rio de Janeiro: Elsevier: Washington [Estados Unidos]: BID, 2004
CARELLI, Vincent. Uma escola indígena de cinema. In.: MIGUEZ, Paulo; BARROS, José Márcio; KAUARK, Giuliana (Organizadores). Dimensões e desafios políticos para a diversidade cultural. Salvador: EDUFBA, 2014.
DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol.5. São Paulo: Ed. 34, 1997.
GUATTARI, Félix, ROLNIK, Suely. Micropolítica: Cartografias do Desejo. Petrópolis: Vozes, 1996.
HABERMAS, Jürgen. A crise de legitimação no capitalismo tardio. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2002.
HANNERZ, Ulf. Fluxos, fronteiras, híbridos: palavras-chave da antropologia transnacional. Mana [online]. 1997, vol.3, n.1, pp. 7-39. Disponível em
www.scielo.br/pdf/mana/v3n1/2454.pdf>. Acesso em: 22 fev. 2007.
HASBAERT, Rogério. Da desterritorialização à multi-territorialidade. Anais do X Encontro de Geógrafos da América Latina, São Paulo, USP, AGB, p. 6.774-6.792, 20 a 26 de março de 2005. Disponível em: < http://ucbweb2.
castelobranco.br.pdf>. Acesso em 25 mar. 2014.
JANOTTI Jr, Jeder S. Mídia, cultura juvenil e rock and roll: comunidades, tribos e grupamentos urbanos. In.: PAIVA, Raquel, BARBALHO, Alexandre. Comunicação e Cultura das minorias. São Paulo: Paulus, 2005.
KLIKSBERG, Bernardo. Falácias e Mitos do Desenvolvimento Social. Brasília: UNESCO, 2001.
KRIPPENDORFF, Klaus. Principales metáforas de la comunicación y algunas reflexiones constructivistas acerca de su utilización. In: PAKMAN, Marcelo (Ed.). Construcciones de la Experiencia Humana II. Barcelona, Spain: Gedisa editorial, 1997.
LUHMANN, Niklas. A realidade dos meios de comunicação. São Paulo: Paulus, 2005
RICHARD, Yann. Integração regional, regionalização, regionalismo: as palavras e as coisas. Confins [Online], 20, 2014. Disponível em <http://confins.revues.org/8939>. Acesso em: 14 jan. 2015.
SARRIERA, Jorge Castelá, MOURA JR.,J.F., XIMENES, V.M., RODRIGUES, A.L.. Sentido de comunidade como promotor de bem-estar em crianças brasileiras. In.: Revista Interamericana de Psicologia/Interamerican Journal of Psychology (IJP), 2016, Vol., 50, No. 1, pp. 106-116
SCHRÖDER, Ulrike. Comunicação intercultural: uma desconstrução e reconstrução de um termo inflacionário. Cadernos de Linguagem e Sociedade, 9 (1), 2008
SODRÉ, Muniz. Diversidade e diferença. Revista Científica de Información y Comunicación, Sevilla, n. 3, p. 5-16, 2006.
UNESCO. 2° Relatório Mundial da UNESCO: Investir na diversidade cultural e no diálogo intercultural. UNESCO: Paris, 2009. Disponível em <http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001847/184755por.pdf>. Acesso em: 20 out. 2010.
VIEGAS, Monique Placido; OLIVEIRA, Evlyn Rodrigues; FALCONE, Eliane Mary de Oliveira. Fatores motivacionais, cognitivos, emocionais e os efeitos relacionados ao voluntariado. Revista brasileira de terapia Cognitiva, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 66-74, jun. 2019. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872019000100010&lng=pt&nrm=iso>. acesso em 10 out.2024. https://doi.org/10.5935/1808-5687.20190010.
WOLTON, Dominique. É preciso salvar a comunicação. São Paulo: Paulus, 2006.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Observatorio de la Diversidad Cultural

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.