O museu e a reabilitação, o que tem a ver?

Autores/as

  • Roberta Gonçalves
  • Leonardo Oliveira Museu Histórico Nacional
  • Nathália Santos Museu Histórico Nacional

Resumen

O trabalho circunscreve uma questão levantada em um encontro entre uma profissional de um centro de reabilitação e um educador de museus para fazer algumas pontuações que articulem o campo museológico e as instituições que atuam com pessoas com deficiência que estão em reabilitação. Ressalta a importância de um trabalho articulado que faça uso da experiência museológica como um dispositivo capaz de aplicar o modelo social da deficiência.

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Biografía del autor/a

Roberta Gonçalves

Especialista em atenção psicossocial na infância e adolescência pelo IPUB/UFRJ, graduada em psicologia, psicanalista e audiodescritora em formação.

Leonardo Oliveira, Museu Histórico Nacional

Educador e consultor do Museu Histórico Nacional - MHN.

Nathália Santos, Museu Histórico Nacional

Historiadora e educadora do Museu Histórico Nacional - MHN

Citas

ALVES, C.; MORAES, M. Proposições não técnicas para uma acessibilidade estética em museus: uma prática de acolhimento e cuidado. Revista Estudos e Pesquisa em Psicologia. vol.19, nº 2. 2019. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/44287/30185>. Acesso em: 01 de out. de 2020.

BRUNO, C. Museologia: entre abandono e destino. Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília, Museologia & Interdisciplinaridade. Vol. 9, nº 17. 2020. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/31590/26128>. Acesso em: 01 de ago. de 2020.

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Publicado

2020-12-01

Número

Sección

Seção II – Arte, mediação e saúde