Gênero, sexualidade e escola
olhares e vivências de estudantes LGBTQ+
Resumen
O presente artigo apresenta-se como um sucinto recorte da monografia defendida no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, no ano de 2019. Aborda as narrativas dos encontros impermanentes de gênero, sexualidade, escola e seus rebatimentos na democracia. Discorre a partir dos olhares e vivências de alunos (as) LGBTQ+ os conflitos, violências e a busca pela emancipação e exercício da cidadania em um território que ainda sustenta opressões e performances hegemônicas.
Descargas
Métricas
Citas
BUTLER, Judith. Problemas de gênero. Feminismo e subversão da identidade; tradução Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 2003.
FOUCAULT, M. História da sexualidade. 11ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
LOPES, Luiz Paulo. Sexualidades em sala de aula: discurso, desejo e teoria queer. In: CANDAU, Vera Maria; MOREIRA, Antonio Flávio (orgs). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2° ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
LOURO, Guacira. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pósestruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.
LOURO, Guacira. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2ed. Tradução dos artigos: Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
OLIVEIRA, Megg Rayara. Trejeitos e trajetos de gayzinhos afeminados, viadinhos e bichinhas pretas na educação. REVISTA PERIÓDICUS, v. 1, p. 161, 2018.
RODRIGUES, Carla. Problemas de gênero para e na democracia. Ciência e Cultura, v. 69, p. 20, 2017.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 42ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. – (Coleção polêmicas do nosso tempo; 5).
SEFFNER, Fernando. Atravessamentos de gênero, sexualidade e educação: tempos difíceis e novas arenas políticas. In: XI Anped Sul, 2016, Curitiba. Eixo 18 – Gênero, Sexualidade e Educação. Reunião Científica Regional da Anped: Educação, movimentos sociais e políticas governamentais, p. 17.
VIEIRA, Ana Letícia; Soares, Conceição. Por um transpensar a educação. In: PINEL, Hiran; MENDONÇA FILHO, Christovam de (Orgs.) Homossexualidades: Violências, Desafios e Possibilidades Pedagógicas. São Carlos: Pedro e João Editores, 2014.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Observatorio de la Diversidad Cultural

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.