Gênero, sexualidade e escola

olhares e vivências de estudantes LGBTQ+

Autores/as

  • Francisco Kelverton Rodrigues da Silva Universidade Federal do Ceará

Resumen

O presente artigo apresenta-se como um sucinto recorte da monografia defendida no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, no ano de 2019. Aborda as narrativas dos encontros impermanentes de gênero, sexualidade, escola e seus rebatimentos na democracia. Discorre a partir dos olhares e vivências de alunos (as) LGBTQ+ os conflitos, violências e a busca pela emancipação e exercício da cidadania em um território que ainda sustenta opressões e performances hegemônicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Francisco Kelverton Rodrigues da Silva, Universidade Federal do Ceará

Pedagogo formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisa e debruça-se nos estudos de gênero, sexualidade e educação, cultura e ducação, cinema e práticas pedagógicas.

Citas

BUTLER, Judith. Problemas de gênero. Feminismo e subversão da identidade; tradução Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 2003.

FOUCAULT, M. História da sexualidade. 11ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

LOPES, Luiz Paulo. Sexualidades em sala de aula: discurso, desejo e teoria queer. In: CANDAU, Vera Maria; MOREIRA, Antonio Flávio (orgs). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2° ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

LOURO, Guacira. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pósestruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.

LOURO, Guacira. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2ed. Tradução dos artigos: Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

OLIVEIRA, Megg Rayara. Trejeitos e trajetos de gayzinhos afeminados, viadinhos e bichinhas pretas na educação. REVISTA PERIÓDICUS, v. 1, p. 161, 2018.

RODRIGUES, Carla. Problemas de gênero para e na democracia. Ciência e Cultura, v. 69, p. 20, 2017.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 42ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. – (Coleção polêmicas do nosso tempo; 5).

SEFFNER, Fernando. Atravessamentos de gênero, sexualidade e educação: tempos difíceis e novas arenas políticas. In: XI Anped Sul, 2016, Curitiba. Eixo 18 – Gênero, Sexualidade e Educação. Reunião Científica Regional da Anped: Educação, movimentos sociais e políticas governamentais, p. 17.

VIEIRA, Ana Letícia; Soares, Conceição. Por um transpensar a educação. In: PINEL, Hiran; MENDONÇA FILHO, Christovam de (Orgs.) Homossexualidades: Violências, Desafios e Possibilidades Pedagógicas. São Carlos: Pedro e João Editores, 2014.

Publicado

2020-11-01

Número

Sección

Seção II – Diversidade-gênero-política