Música e cultura nas práticas educacionais em ambiente hospitalar
Resumo
Este texto analisa o ensino de música com enfoque nas tradições culturais do Nordeste a partir de uma experiência com crianças submetidas à Terapia Substitutiva Renal e Oncologia em hospitais de Salvador. As práticas musicais, inspiradas na diversidade de manifestações populares, demonstraram intensa participação dos discentes e evidenciaram os sentidos da tradição oral vividos e compartilhados pelos atores no ambiente hospitalar.
Downloads
Métricas
Referências
CASCUDO, L. C. Civilização e cultura: pesquisas e notas de etnografia geral. 1. ed. São Paulo: Global, 2004.
___. Literatura Oral no Brasil. 2. ed. São Paulo: Global, 2006
___. Tradição, ciência do povo: pesquisas na cultura popular do Brasil. 2 ed. São Paulo: Global, 2013.
HENTSCHKE, L.; DEL-BEN, L. Aula de Música: do planejamento e avaliação à prática educativa. In: ___. (Orgs.). Ensino de música: propostas para agir e pensar. São Paulo: Moderna, 2003, p. 176 -189.
KOIVISTO, T-A; KIVIJÄRVI, S. The potential of embodiment for music educator’s pedagogical interation. Nordic perspectives, p. 27-46. Oslo: Norwegian Academy of Music. Disponível em: <https://nmh.brage.unit.no/nmh-xmlui/bitstream/handle/11250/2651482/Pedagogical_tact_in_music%20_ducation%20in_the_paediatric_ward_Koivisto_and_Kivijarvi.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 28 de jun. de 2020.
SOUZA, C. E.; JOLY, M. C. L. A importância da Educação musical na Educação infantil. Cadernos da Pedagogia. São Carlos, Ano 4, v. 4, n. 7, p. 96 -110 , jan./jun. 2010. Disponível em: <http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/viewFile/180/106>. Acesso em: 05 de jul. de 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Observatório da Diversidade Cultural

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.