Música e cultura nas práticas educacionais em ambiente hospitalar

Authors

  • Rita de Cássia Silva Cardoso Secretaria Municipal de Educação de Salvador
  • Eudes Oliveira Cunha Secretaria Municipal de Educação de Salvador

Abstract

Este texto analisa o ensino de música com enfoque nas tradições culturais do Nordeste a partir de uma experiência com crianças submetidas à Terapia Substitutiva Renal e Oncologia em hospitais de Salvador. As práticas musicais, inspiradas na diversidade de manifestações populares, demonstraram intensa participação dos discentes e evidenciaram os sentidos da tradição oral vividos e compartilhados pelos atores no ambiente hospitalar.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Rita de Cássia Silva Cardoso, Secretaria Municipal de Educação de Salvador

Professora mestra vinculada à Secretaria Municipal de Educação de Salvador.

Eudes Oliveira Cunha, Secretaria Municipal de Educação de Salvador

Professor doutor vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano e à Secretaria Municipal de Educação de Salvador.

References

CASCUDO, L. C. Civilização e cultura: pesquisas e notas de etnografia geral. 1. ed. São Paulo: Global, 2004.

___. Literatura Oral no Brasil. 2. ed. São Paulo: Global, 2006

___. Tradição, ciência do povo: pesquisas na cultura popular do Brasil. 2 ed. São Paulo: Global, 2013.

HENTSCHKE, L.; DEL-BEN, L. Aula de Música: do planejamento e avaliação à prática educativa. In: ___. (Orgs.). Ensino de música: propostas para agir e pensar. São Paulo: Moderna, 2003, p. 176 -189.

KOIVISTO, T-A; KIVIJÄRVI, S. The potential of embodiment for music educator’s pedagogical interation. Nordic perspectives, p. 27-46. Oslo: Norwegian Academy of Music. Disponível em: <https://nmh.brage.unit.no/nmh-xmlui/bitstream/handle/11250/2651482/Pedagogical_tact_in_music%20_ducation%20in_the_paediatric_ward_Koivisto_and_Kivijarvi.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 28 de jun. de 2020.

SOUZA, C. E.; JOLY, M. C. L. A importância da Educação musical na Educação infantil. Cadernos da Pedagogia. São Carlos, Ano 4, v. 4, n. 7, p. 96 -110 , jan./jun. 2010. Disponível em: <http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/viewFile/180/106>. Acesso em: 05 de jul. de 2019.

Published

2020-12-01

Issue

Section

Seção II – Arte, mediação e saúde