Música e cultura nas práticas educacionais em ambiente hospitalar

Autores

  • Rita de Cássia Silva Cardoso Secretaria Municipal de Educação de Salvador
  • Eudes Oliveira Cunha Secretaria Municipal de Educação de Salvador

Resumo

Este texto analisa o ensino de música com enfoque nas tradições culturais do Nordeste a partir de uma experiência com crianças submetidas à Terapia Substitutiva Renal e Oncologia em hospitais de Salvador. As práticas musicais, inspiradas na diversidade de manifestações populares, demonstraram intensa participação dos discentes e evidenciaram os sentidos da tradição oral vividos e compartilhados pelos atores no ambiente hospitalar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rita de Cássia Silva Cardoso, Secretaria Municipal de Educação de Salvador

Professora mestra vinculada à Secretaria Municipal de Educação de Salvador.

Eudes Oliveira Cunha, Secretaria Municipal de Educação de Salvador

Professor doutor vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano e à Secretaria Municipal de Educação de Salvador.

Referências

CASCUDO, L. C. Civilização e cultura: pesquisas e notas de etnografia geral. 1. ed. São Paulo: Global, 2004.

___. Literatura Oral no Brasil. 2. ed. São Paulo: Global, 2006

___. Tradição, ciência do povo: pesquisas na cultura popular do Brasil. 2 ed. São Paulo: Global, 2013.

HENTSCHKE, L.; DEL-BEN, L. Aula de Música: do planejamento e avaliação à prática educativa. In: ___. (Orgs.). Ensino de música: propostas para agir e pensar. São Paulo: Moderna, 2003, p. 176 -189.

KOIVISTO, T-A; KIVIJÄRVI, S. The potential of embodiment for music educator’s pedagogical interation. Nordic perspectives, p. 27-46. Oslo: Norwegian Academy of Music. Disponível em: <https://nmh.brage.unit.no/nmh-xmlui/bitstream/handle/11250/2651482/Pedagogical_tact_in_music%20_ducation%20in_the_paediatric_ward_Koivisto_and_Kivijarvi.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 28 de jun. de 2020.

SOUZA, C. E.; JOLY, M. C. L. A importância da Educação musical na Educação infantil. Cadernos da Pedagogia. São Carlos, Ano 4, v. 4, n. 7, p. 96 -110 , jan./jun. 2010. Disponível em: <http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/viewFile/180/106>. Acesso em: 05 de jul. de 2019.

Downloads

Publicado

2020-12-01

Edição

Seção

Seção II – Arte, mediação e saúde