Construindo caminhos para a mobilização democrática em rede
Resumo
Este artigo traz um panorama das ações da Rede de Educadores de Museus e Centros Culturais de Minas Gerais (REM-MG), apontando seus objetivos e percursos, evidenciando a busca por uma atuação democrática e plural. Esperamos que esse registro seja um ponto de partida para a estruturação do setor, um convite ao aprendizado coletivo e a uma participação efetiva no debate sobre políticas culturais.
Downloads
Métricas
Referências
BRASIL. Instituto Brasileiro de Museus. Recomendações aos museus em tempos de COVID-19. Disponível em: <https://www.museus.gov.br/wpcontent/uploads/2020/06/Recomendacoes_Museus.pdf>. Acesso em: 09 de set. de 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 25 ed.
ICOM International Committee for Education and Cultural Action (CECA). Covid 19 threatens severely museum education, 28 de abril de 2020. Disponível em: <http://ceca.mini.icom.museum/covid-19-threatensseverely-museum-education/>. Acesso em: 09 de set. de 2020.
ICOM-Brasil – International Council of Museums Brasil. Museus e o fim da quarentena: como garantir a segurança do público e das equipes, 14 de maio de 2020a. Disponível em: <https://www.icom.org.br/?p=1920>. Acesso em 09 de set. de 2020.
___Protocolos de reabertura – repositório colaborativo. 13 de julho de 2020b. Disponível em: <https://www.icom.org.br/?p=1954>. Acesso em: 09 de set. de 2020.
JUNQUEIRA, F. M.; TAVARES, P. A. Rede de Educadores de Museus de Minas Gerais: Percepções para o fortalecimento da educação em museus. Boletim Observatório da Diversidade Cultural, v. 73, p. 33-42, 2017. Disponível em: <http://observatoriodadiversidade.org.br/site/wp-content/uploads/2017/11/ODC_BOLETIM_OUTUBRO_l2017.pdf>. Acesso em: 01 de set. de 2020.
MACEDO, L. S.L.; TAVARES, P.A. Reflexões sobre os impactos da COVID-19 na educação museal. Boletim Observatório da Diversidade Cultural, v. 89, p. 114-119, 2020. Disponível em: http://observatoriodadiversidade.org.br/site/wp-content/uploads/2020/08/Boletim-V89-N-89-Agosto_2020.pdf Acesso em: 02 de set. de 2020.
MUNIZ, Leandro. Demissões em massa e mudança de base. Cortes de funcionários de instituições culturais, sob a crise da Covid-19, evidenciam relações de trabalho que reitera desigualdades sociais. Select, 09 de junho de 2020. Disponível em: <https://www.select.art.br/demissoes-em-massae-mudancas-de-base/>. Acesso em: 09 de set. de 2020.
QUINTELLA, Pollyana. Sem margem de negociação. Demitir educadores durante a quarentena expõe a hipocrisia das instituições culturais. Select, 16 de abril de 2020. Disponível em: <https://www.select.art.br/sem-margemde-negociacao/>. Acesso em: 09 de set. de 2020.
VALENTE, Maria Esther A. Educação e Museus: a dimensão educativa do museu. In: Museu e museologia: interfaces e perspectivas. Rio de Janeiro: MAST, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Observatório da Diversidade Cultural

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.