Reflexões sobre os impactos da COVID-19 na educação museal

Autores

  • Luiza de Souza Lima Macedo Rede de Educadores de Museus e Centros Culturais de Minas Gerais
  • Pompea Auter Tavares Observatório da Diversidade Cultural

Resumo

A crise pela qual os museus passam foi agravada pelo fechamento das instituições frente à pandemia de COVID-19 que assola o país, o que impactou severamente os profissionais de educativos de museus. Nesse sentido, este artigo traz reflexões sobre a situação dos educadores de museus, a partir de levantamentos que buscam mapear os impactos da pandemia no setor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luiza de Souza Lima Macedo, Rede de Educadores de Museus e Centros Culturais de Minas Gerais

Educadora de museus e gestora cultural, licenciada em história, Pósgraduada em Alfabetização e Letramentos (UEMG), Mestra em Estudos Interdisciplinares do Lazer (UFMG) e membro da Rede de Educadores de Museus e Centros Culturais de Minas Gerais (REM-MG).

Pompea Auter Tavares, Observatório da Diversidade Cultural

Educadora de museus e gestora cultural, Graduada em artes plásticas e comunicação, pós-graduada em Marketing (PUC-MG), Mestra em Artes (UEMG), membro da REM-MG e pesquisadora integrante do Observatório da Diversidade Cultural (ODC).

Referências

MONTERO, Javier R. Experiencias de mediación crítica y trabajo en red em museos: de las políticas de acceso a las políticas en red. Revistas Museos, n. 31. Santiago: DIBAM, 2012, pp. 76-87.

CANEDO, D; LIMA, C.; PONTE, E. ; COSTA, L.; CAMPOS, L. G.; QUEIROZ, M.; SOUZA, R. P. T. R. ; PAIVA NETO, C.; GUERRA, C. M.; CALDAS, R; CARVALHO, R. Impactos da COVID-19 na Economia Criativa - Boletim Resultados Preliminares - Edição 4 2020 (Boletim periódico de pesquisa). Disponível em: <https://ufrb.edu.br/proext/images/covid19/boletim/Boletim_Resultados_Preliminares_edicao_4_-_Impactos_da_Covid-19_na_Economia_Criativa_1.pdf>. Acesso em: 9 de julho de 2020.

ICOM. Carta Aberta dos educadores museais brasileiros sobre os efeitos da Pandemia de Covid-19 na educação museal no Brasil. 2020. Disponível em: <http://www.icom.org.br/files/Carta_Aberta_e_Recomenda%C3%A7%C3%B5es_para_Educa%C3%A7%C3%A3o_Museal_no_Brasil.pdf> . Acesso em: 28 de julho de 2020.

CHAGAS, Mário de Souza. Museus, memórias e movimentos sociais. Cadernos de Sociomuseologia, n. 41, 2012.

DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François (Org.).; SOARES, B. B.; CURY, M. X. (Tradução e comentários). Conceitos Chave de Museologia. Belo Horizonte, MG: Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus: Superintendência de Museus e Artes Visuais: Secretaria de Estado de Cultura, 2016.

SILVA, Cintia Maria da. Mediador cultural: profissionalização e precarização das condições de trabalho. 2017 Dissertação - Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista. São Paulo, 2017.

ICOM. Museos, profesionales de los museos y COVID-19. 2020. Disponível em: <https://icom.museum/wp-content/uploads/2020/05/Informemuseos-y-COVID-19.pdf>. Acesso em: 28 jul 2020.

Downloads

Publicado

2020-09-01

Edição

Seção

Seção III – Projetos e espaços culturais em tempos de pandemia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)