Construindo caminhos para a mobilização democrática em rede

Authors

  • Bárbara Freitas Paglioto Rede de Educadores em Museus e Centros Culturais de Minas Gerais
  • Daniela de Avelar Vaz Rodrigues Rede de Educadores em Museus e Centros Culturais de Minas Gerais
  • Fernanda Maziero Junqueira Rede de Educadores em Museus e Centros Culturais de Minas Gerais
  • Lucas Mendes Menezes Rede de Educadores em Museus e Centros Culturais de Minas Gerais
  • Luiza de Souza Lima Macedo Rede de Educadores em Museus e Centros Culturais de Minas Gerais
  • Pompea Auter Tavares Rede de Educadores em Museus e Centros Culturais de Minas Gerais

Abstract

Este artigo traz um panorama das ações da Rede de Educadores de Museus e Centros Culturais de Minas Gerais (REM-MG), apontando seus objetivos e percursos, evidenciando a busca por uma atuação democrática e plural. Esperamos que esse registro seja um ponto de partida para a estruturação do setor, um convite ao aprendizado coletivo e a uma participação efetiva no debate sobre políticas culturais.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Bárbara Freitas Paglioto, Rede de Educadores em Museus e Centros Culturais de Minas Gerais

Mestre em Economia da Cultura e graduanda em Pedagogia pela UFMG. Educadora no Espaço do Conhecimento UFMG e membro da REM-MG.

Daniela de Avelar Vaz Rodrigues, Rede de Educadores em Museus e Centros Culturais de Minas Gerais

Educadora, gestora cultural e historiadora. Pós-graduada em Gestão Cultural pelo Centro Universitário Una, bacharela e licenciada em História pela UFV, com período sanduíche na graduação em História da Arte, na Universidad de Córdoba, Espanha. Membro da REM-MG.

Fernanda Maziero Junqueira, Rede de Educadores em Museus e Centros Culturais de Minas Gerais

Educadora de museus e coordenadora do Setor Educativo do Museu de Arte da Pampulha. Mestra em Educação e Docência pela UFMG e graduada em Artes Plásticas pela UDESC. Membro da REM-MG, da Rede de Educadores de Museus do Brasil e do Grupo de Pesquisa Pedagogic Codes, Pedagogic Rights da Griffith University.

Lucas Mendes Menezes, Rede de Educadores em Museus e Centros Culturais de Minas Gerais

Educador, historiador e pesquisador na área da cultura. Mestre em história pela UFF e doutor em história da arte pela Université Paris 1. Desde 2019, atua como professor de arte, cultura, cinema, história e patrimônio cultural na Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais.

Luiza de Souza Lima Macedo, Rede de Educadores em Museus e Centros Culturais de Minas Gerais

Educadora de museus e gestora cultural, licenciada em história, pós-graduada em Alfabetização e Letramentos pela UEMG, mestra em Estudos Interdisciplinares do Lazer pela UFMG e membro da REM-MG. E-mail: luizasl.

Pompea Auter Tavares, Rede de Educadores em Museus e Centros Culturais de Minas Gerais

Educadora de museus e gestora cultural, graduada em artes plásticas e comunicação, pós-graduada em Marketing pela PUC-MG, mestra em Artes pela UEMG, membro da REM-MG e pesquisadora integrante do Observatório da Diversidade Cultural (ODC).

References

BRASIL. Instituto Brasileiro de Museus. Recomendações aos museus em tempos de COVID-19. Disponível em: <https://www.museus.gov.br/wpcontent/uploads/2020/06/Recomendacoes_Museus.pdf>. Acesso em: 09 de set. de 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 25 ed.

ICOM International Committee for Education and Cultural Action (CECA). Covid 19 threatens severely museum education, 28 de abril de 2020. Disponível em: <http://ceca.mini.icom.museum/covid-19-threatensseverely-museum-education/>. Acesso em: 09 de set. de 2020.

ICOM-Brasil – International Council of Museums Brasil. Museus e o fim da quarentena: como garantir a segurança do público e das equipes, 14 de maio de 2020a. Disponível em: <https://www.icom.org.br/?p=1920>. Acesso em 09 de set. de 2020.

___Protocolos de reabertura – repositório colaborativo. 13 de julho de 2020b. Disponível em: <https://www.icom.org.br/?p=1954>. Acesso em: 09 de set. de 2020.

JUNQUEIRA, F. M.; TAVARES, P. A. Rede de Educadores de Museus de Minas Gerais: Percepções para o fortalecimento da educação em museus. Boletim Observatório da Diversidade Cultural, v. 73, p. 33-42, 2017. Disponível em: <http://observatoriodadiversidade.org.br/site/wp-content/uploads/2017/11/ODC_BOLETIM_OUTUBRO_l2017.pdf>. Acesso em: 01 de set. de 2020.

MACEDO, L. S.L.; TAVARES, P.A. Reflexões sobre os impactos da COVID-19 na educação museal. Boletim Observatório da Diversidade Cultural, v. 89, p. 114-119, 2020. Disponível em: http://observatoriodadiversidade.org.br/site/wp-content/uploads/2020/08/Boletim-V89-N-89-Agosto_2020.pdf Acesso em: 02 de set. de 2020.

MUNIZ, Leandro. Demissões em massa e mudança de base. Cortes de funcionários de instituições culturais, sob a crise da Covid-19, evidenciam relações de trabalho que reitera desigualdades sociais. Select, 09 de junho de 2020. Disponível em: <https://www.select.art.br/demissoes-em-massae-mudancas-de-base/>. Acesso em: 09 de set. de 2020.

QUINTELLA, Pollyana. Sem margem de negociação. Demitir educadores durante a quarentena expõe a hipocrisia das instituições culturais. Select, 16 de abril de 2020. Disponível em: <https://www.select.art.br/sem-margemde-negociacao/>. Acesso em: 09 de set. de 2020.

VALENTE, Maria Esther A. Educação e Museus: a dimensão educativa do museu. In: Museu e museologia: interfaces e perspectivas. Rio de Janeiro: MAST, 2009.

Published

2020-11-01

Issue

Section

Seção III – Arte e mediação na resistência democrática