A primeira a parar e a última a voltar?

Pesquisando os impactos da COVID-19 na economia criativa - um relato de experiência

Autores

  • Daniele Pereira Canedo Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Carlos Beyrodt Paiva Neto Fundação Cultural do Estado da Bahia
  • Carmen Lúcia Castro Lima Universidade do Estado da Bahia
  • Carlos Magno Diniz Guerra de Andrade Universidade do Estado da Bahia
  • Elizabeth Ponte
  • Leonardo Costa Universidade Federal da Bahia
  • Luiz Gustavo Campos Universidade Federal da Bahia
  • Mércia Maria Aquino de Queiroz Universidade Federal da Bahia
  • Raíssa Caldas Universidade Federal da Bahia
  • Renata Rocha Universidade Federal da Bahia
  • Rosimeri Carvalho da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciana Guilherme Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • João Guerreiro Instituto Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Em março de 2020, os pesquisadores do Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC-BA) iniciaram a pesquisa sobre as consequências da crise sanitária para os setores artísticos, culturais e criativos no Brasil. Esta foi a primeira pesquisa nacional com esse formato e propósito, inspirada em estudos internacionais. Os dados foram coletados entre os dias 27 de março e 22 de julho, obtendo-se 2.692 respostas, sendo 1.695 de indivíduos e 996 de organizações. Os resultados mostram, entre outros, o curto prazo da capacidade de manutenção dos agentes culturais, a percepção de longa duração das consequências da crise, as estratégias de enfrentamento desenvolvidas e as sugestões de medidas para recuperação dos setores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniele Pereira Canedo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Docente do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULTUFRB) e do Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA-UFBA). Pesquisadora e coordenadora do Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC-BA) e coordenadora de Cultura e Universidade na Pró-Reitoria de Extensão da UFRB.

Carlos Beyrodt Paiva Neto, Fundação Cultural do Estado da Bahia

Mestre em Cultura e Sociedade (UFBA) e Administração Pública (HKS). Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Estado da Bahia, assessor do Teatro Castro Alves, pesquisador do Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC-BA).

Carmen Lúcia Castro Lima, Universidade do Estado da Bahia

Bacharel e Mestre em Economia (UFBA). Doutora em Cultura e Sociedade (UFBA). Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pesquisadora do Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC-BA) e do Comunidades Virtuais.

Carlos Magno Diniz Guerra de Andrade, Universidade do Estado da Bahia

Doutorando em Administração de Empresas (NPGA-UFBA). Mestre em Administração (NPGA-UFBA). Docente do Curso de Bacharelado em Administração da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e pesquisador do Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC-BA).

Elizabeth Ponte

Gestora cultural e pesquisadora do Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC-BA). Autora do projeto “Qualidade para a Cultura” (Quality for Culture). Conselheira de Administração da Associação Brasileira de Organizações Sociais da Cultura (ABRAOSC).

Leonardo Costa, Universidade Federal da Bahia

Professor Associado da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM/UFBA). Pesquisador do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT/UFBA) e do Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC-BA).

Luiz Gustavo Campos, Universidade Federal da Bahia

Bacharel em Relações Internacionais (UNESP - Campus de Franca). Mestrando do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (UFBA). Pesquisador do Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC-BA).

Mércia Maria Aquino de Queiroz, Universidade Federal da Bahia

Gestora cultural, produtora cultural e pesquisadora do Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC-BA). Mestre e doutoranda no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (UFBA). Coordena o Núcleo de Pesquisa do Centro de Formação em Artes da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

Raíssa Caldas, Universidade Federal da Bahia

Bacharel em Economia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (UFBA) e pesquisadora do Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC-BA).

Renata Rocha, Universidade Federal da Bahia

Professora Adjunta da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM/UFBA), vice-líder e pesquisadora do Observatório de Políticas e Gestão Culturais, vinculado ao CULT/UFBA, e pesquisadora do Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC-BA). Doutora em Cultura e Sociedade (UFBA).

Rosimeri Carvalho da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora convidada do PPGA/EA/UFRGS, Doutora em Administração pela HEC/Paris, pesquisadora do Núcleo de Estudos Marcelo Vieira-NeMaVi.

Luciana Guilherme, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e bacharel em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora de graduação e pós-graduação da ESPM Rio e pesquisadora do Laboratório de Economia Criativa, Desenvolvimento e Território (LEC/cRio ESPM).

João Guerreiro, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Professor do Bacharelado em Produção Cultural do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus Nilópolis, Baixada Fluminense. Economista e Doutor em Políticas Social (PPGASS/UFRJ). Área de concentração de pesquisas: Cultura, Juventudes e Periferias.

Referências

BRANT, J. A morte lenta das políticas federais de cultura. In: ROSSI, Pedro; SWECK, Esther; OLIVEIRA, Ana Luíza M.. Economia para poucos: impactos sociais da austeridade e alternativas para o Brasil. São Paulo: Autonomia Literária, 2018

CANEDO, D; LIMA, C.; PONTE, E. ; COSTA, L.; CAMPOS, L. G.; QUEIROZ, M.; SOUZA, R. P. T. R. ; PAIVA NETO, C.; GUERRA, C. M.; CALDAS, R; CARVALHO, R. Impactos da COVID-19 na Economia Criativa - Boletim Resultados Preliminares - Edição 1 2020a (Boletim periódico de pesquisa).

CANEDO, D; LIMA, C.; PONTE, E. ; COSTA, L.; CAMPOS, L. G.; QUEIROZ, M.; SOUZA, R. P. T. R. ; PAIVA NETO, C.; GUERRA, C. M.; CALDAS, R; CARVALHO, R. Impactos da COVID-19 na Economia Criativa - Boletim Resultados Preliminares - Edição 2 2020b (Boletim periódico de pesquisa).

CANEDO, D; LIMA, C.; PONTE, E. ; COSTA, L.; CAMPOS, L. G.; QUEIROZ, M.; SOUZA, R. P. T. R. ; PAIVA NETO, C.; GUERRA, C. M.; CALDAS, R; CARVALHO, R. Impactos da COVID-19 na Economia Criativa - Boletim Resultados Preliminares - Edição 3 2020c (Boletim periódico de pesquisa)

CANEDO, D; LIMA, C.; PONTE, E. ; COSTA, L.; CAMPOS, L. G.; QUEIROZ, M.; SOUZA, R. P. T. R. ; PAIVA NETO, C.; GUERRA, C. M.; CALDAS, R; CARVALHO, R. Impactos da COVID-19 na Economia Criativa - Boletim Resultados Preliminares - Edição 4 2020d (Boletim periódico de pesquisa).

CANEDO, D; LIMA, C.; PONTE, E. ; COSTA, L.; CAMPOS, L. G.; QUEIROZ, M.; SOUZA, R. P. T. R. ; PAIVA NETO, C.; GUERRA, C. M.; CALDAS, R; CARVALHO, R. Impactos da COVID-19 na Economia Criativa - Boletim Resultados Preliminares - Edição 5 2020e (Boletim periódico de pesquisa).

Downloads

Publicado

2020-09-01

Edição

Seção

Seção I – Modelos de desenvolvimento, instituições e o campo da cultura