Reflexões sobre os impactos da COVID-19 na educação museal

Autores/as

  • Luiza de Souza Lima Macedo Rede de Educadores de Museus e Centros Culturais de Minas Gerais
  • Pompea Auter Tavares Observatório da Diversidade Cultural

Resumen

A crise pela qual os museus passam foi agravada pelo fechamento das instituições frente à pandemia de COVID-19 que assola o país, o que impactou severamente os profissionais de educativos de museus. Nesse sentido, este artigo traz reflexões sobre a situação dos educadores de museus, a partir de levantamentos que buscam mapear os impactos da pandemia no setor.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Luiza de Souza Lima Macedo, Rede de Educadores de Museus e Centros Culturais de Minas Gerais

Educadora de museus e gestora cultural, licenciada em história, Pósgraduada em Alfabetização e Letramentos (UEMG), Mestra em Estudos Interdisciplinares do Lazer (UFMG) e membro da Rede de Educadores de Museus e Centros Culturais de Minas Gerais (REM-MG).

Pompea Auter Tavares, Observatório da Diversidade Cultural

Educadora de museus e gestora cultural, Graduada em artes plásticas e comunicação, pós-graduada em Marketing (PUC-MG), Mestra em Artes (UEMG), membro da REM-MG e pesquisadora integrante do Observatório da Diversidade Cultural (ODC).

Citas

MONTERO, Javier R. Experiencias de mediación crítica y trabajo en red em museos: de las políticas de acceso a las políticas en red. Revistas Museos, n. 31. Santiago: DIBAM, 2012, pp. 76-87.

CANEDO, D; LIMA, C.; PONTE, E. ; COSTA, L.; CAMPOS, L. G.; QUEIROZ, M.; SOUZA, R. P. T. R. ; PAIVA NETO, C.; GUERRA, C. M.; CALDAS, R; CARVALHO, R. Impactos da COVID-19 na Economia Criativa - Boletim Resultados Preliminares - Edição 4 2020 (Boletim periódico de pesquisa). Disponível em: <https://ufrb.edu.br/proext/images/covid19/boletim/Boletim_Resultados_Preliminares_edicao_4_-_Impactos_da_Covid-19_na_Economia_Criativa_1.pdf>. Acesso em: 9 de julho de 2020.

ICOM. Carta Aberta dos educadores museais brasileiros sobre os efeitos da Pandemia de Covid-19 na educação museal no Brasil. 2020. Disponível em: <http://www.icom.org.br/files/Carta_Aberta_e_Recomenda%C3%A7%C3%B5es_para_Educa%C3%A7%C3%A3o_Museal_no_Brasil.pdf> . Acesso em: 28 de julho de 2020.

CHAGAS, Mário de Souza. Museus, memórias e movimentos sociais. Cadernos de Sociomuseologia, n. 41, 2012.

DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François (Org.).; SOARES, B. B.; CURY, M. X. (Tradução e comentários). Conceitos Chave de Museologia. Belo Horizonte, MG: Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus: Superintendência de Museus e Artes Visuais: Secretaria de Estado de Cultura, 2016.

SILVA, Cintia Maria da. Mediador cultural: profissionalização e precarização das condições de trabalho. 2017 Dissertação - Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista. São Paulo, 2017.

ICOM. Museos, profesionales de los museos y COVID-19. 2020. Disponível em: <https://icom.museum/wp-content/uploads/2020/05/Informemuseos-y-COVID-19.pdf>. Acesso em: 28 jul 2020.

Publicado

2020-09-01

Número

Sección

Seção III – Projetos e espaços culturais em tempos de pandemia

Artículos más leídos del mismo autor/a