Arte e saúde
quando as narrativas promovem os encontros
Abstract
O objetivo deste artigo é contribuir com a ampliação do diálogo entre Arte, Diversidade Cultural, Saúde e Educação para a proposição de práticas cada vez mais colaborativas e promotoras de bem-estar, tendo por foco o trabalho com narrativas das autoras, que valoriza as identidades e as singularidades das histórias das pessoas, para além da vulnerabilidade a que estão expostas na condição de paciente.
Downloads
Metrics
References
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência, Revista Brasileira de Educação, jan.-abr./2002.
ESTÉS, Clarissa Pínkola. Mulheres que correm com os lobos: mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem. Tradução: Waldéa Barcellos; consultoria da coleção, Alzira M. Cohen. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
MATOS, Gyslaine Avelar. A palavra do contador de histórias: sua dimensão educativa na contemporaneidade. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
MELLON, Nancy. A Arte de Contar Histórias. Tradução: Amanda Orlando e Aulyde Soares Rodrigues. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.
MELLON, Nancy; RAMSDEN, Ashley. Corpo em equilíbrio: o poder do mito e das histórias para despertar e curar as energias físicas e espirituais. Tradução: Márcia Epstein Fiker. São Paulo: Cultrix, 2010.
MORIN, Edgar. A Via para o Futuro da Humanidade. RJ: Bertrand Brasil, 2013.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Observatory of Cultural Diversity Journal

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.