Arte e saúde

quando as narrativas promovem os encontros

Autores

  • Débora Kikuti
  • Sandra Papesky Sabbag Hospital Albert Einstein

Resumo

O objetivo deste artigo é contribuir com a ampliação do diálogo entre Arte, Diversidade Cultural, Saúde e Educação para a proposição de práticas cada vez mais colaborativas e promotoras de bem-estar, tendo por foco o trabalho com narrativas das autoras, que valoriza as identidades e as singularidades das histórias das pessoas, para além da vulnerabilidade a que estão expostas na condição de paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Débora Kikuti

Especialista em Arte Integrativa (Anhembi Morumbi), graduada em Educação Artística (UnG), narradora de histórias, atua em projetos de arte-educação em instituições públicas e privadas e ONGs desde 2000. Pesquisadora de histórias de vida, publicou o livro “As 7 benzedeiras e suas histórias”, projeto premiado pelo PROAC 2011.

Sandra Papesky Sabbag, Hospital Albert Einstein

Doutora e Mestre em Psicologia da Educação (PUC-SP), Especialista em Bases da Medicina Integrativa (Hospital Albert Einstein) e Terapia da Constelação Familiar Sistêmica (Unyleya), Pedagoga (USP). Atualmente, é Professora das disciplinas de Pesquisa Qualitativa em Saúde e Medicina & Narrativa, no Centro de Pós-Graduação do Hospital Albert Einstein.

Referências

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência, Revista Brasileira de Educação, jan.-abr./2002.

ESTÉS, Clarissa Pínkola. Mulheres que correm com os lobos: mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem. Tradução: Waldéa Barcellos; consultoria da coleção, Alzira M. Cohen. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

MATOS, Gyslaine Avelar. A palavra do contador de histórias: sua dimensão educativa na contemporaneidade. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

MELLON, Nancy. A Arte de Contar Histórias. Tradução: Amanda Orlando e Aulyde Soares Rodrigues. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.

MELLON, Nancy; RAMSDEN, Ashley. Corpo em equilíbrio: o poder do mito e das histórias para despertar e curar as energias físicas e espirituais. Tradução: Márcia Epstein Fiker. São Paulo: Cultrix, 2010.

MORIN, Edgar. A Via para o Futuro da Humanidade. RJ: Bertrand Brasil, 2013.

Downloads

Publicado

2020-12-01

Edição

Seção

Seção II – Arte, mediação e saúde