Na rua, no terreiro, no quilombo: mulheres negras em movimento

Entrevista com Ana Gualberto

Authors

  • Ana Paula do Val Observatório da Diversidade Cultural
  • Flávia Landgraf Observatório da Diversidade Cultural
  • Jocastra Holanda Observatório da Diversidade Cultural
  • José Márcio Barros Observatório da Diversidade Cultural

Abstract

Ana Gualberto é historiadora, mestra em Cultura e Sociedade, coordenadora de ações com comunidades tradicionais em Koinonia - presença ecumênica e serviço, e Ìyá T’Oju Omo do Ilé Adufé.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Ana Paula do Val, Observatório da Diversidade Cultural

Atua como gestora cultural, professora, pesquisadora, artista, arquiteta e urbanista e integra os grupos de pesquisas do Observatório da Diversidade Cultural e do Maloca. Mestra em Estudos Culturais pela Universidade de São Paulo, especialista em Políticas Públicas para América Latina Clacso e em Cultura e Comunicação pela Universidade Paris VIII. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Fundação Armando Álvares Penteado e em Artes Plásticas pela Schule Belletristik.

Flávia Landgraf, Observatório da Diversidade Cultural

Atua com produção e gestão cultural, em pesquisas no campo das políticas culturais, integra os grupos de pesquisa do Observatório da Diversidade Cultural. Mestra em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia, especialista em Gestão de Projetos Culturais e graduada em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo.

Jocastra Holanda, Observatório da Diversidade Cultural

Atua como produtora cultural na Universidade Federal do Ceará e integra o grupo de pesquisa do Observatório da Diversidade Cultural. É Mestra em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará, especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Universitat de Girona e Observatório Itaú Cultural.

José Márcio Barros, Observatório da Diversidade Cultural

Atua como professor e pesquisador do PPG Artes da UEMG e do Pós-Cultura da UFBa. Atua nas áreas das Políticas Culturais, Gestão Cultural, Diversidade Cultural e Processos de Mediação. Coordenador do Observatório da Diversidade Cultural.

References

BRASIL. Decreto nº 6.040, de 7 de fevereiro de 2007. Institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6040.htm

GUALBERTO, Ana Emília Martins. IDENTIDADES E DIREITOS – MULHERES LIDERANÇAS DOS QUILOMBOS DE BARROSO E JETIMANA, CAMAMU/BA. 2018. 104f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) –Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.

GUALBERTO, Ana Emilia Martins. COLUNA OPINIÃO –Sobre a luta cotidiana de ser mulher negra. Observatório Quilombola, 06 mar.2020a. Disponívelem: <https://koinonia.org.br/oq/2020/03/06/sobre-a-luta-cotidiana-de-ser-mulher-negra/>. Acesso em 27 de março de 2020.

GUALBERTO, Ana Emilia Martins. COLUNA OPINIÃO –Sobre nossas identidades. Observatório Quilombola, 20 mar. 2020b. Disponível em: <https://koinonia.org.br/oq/2020/03/20/sobre-nossas-identidades/>. Acesso em 4 de abril de 2020.

SERRA, Ordep. (Org). Laudo Antropológico – Exposição de motivos para o tombamento do conjunto monumental do KweVodunZò,OrdepSerrra, Serge Pechiné, Adelson de Brito, Bruno Andrade, Celso Cunha, Larissa Fontes, Caetano Portugal, DofonoHunxi Martins, Marivalter da Silva Junior. Salvador, BA, 2015.

NJERI, Aza. Vamos falar sobre Mulherismo Africana? ALMAPRETA.COM, 2020. Disponível em: <https://www.almapreta.com/editorias/o-quilombo/vamos-falar-sobre-mulherismo-africana>. Acesso em: 28 abr. 2020.

Published

2020-03-01

Most read articles by the same author(s)