Programa Cultura Viva

avanços e limitações no diálogo com as comunidades

Autores/as

Resumen

Este artigo é um relato de experiência, e observa o diálogo entre agentes culturais e o Ministério da Cultura a partir do processo de cadastro do Ponto de Cultura Casa Candeeiro do Oeste no Programa Cultura Viva e de sua participação no edital Prêmio Sérgio Mamberti, premiação vinculada ao referido programa. Buscamos também observar a refundação do Ministério da Cultura, em 2023, e as ações de retomada direcionadas à política Cultura Viva.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Joelma Cristina Silva Moreira Stella

Doutoranda em Cultura e Sociedade pelo Pós-Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestra em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua em pesquisas nas áreas de identidade, memória, patrimônio, políticas culturais, audiovisual como tecnologia social, e direitos humanos e ambientais. Em 2023 defendeu a dissertação de mestrado intitulada “Meu avô imaginou uma festa: o surgimento de uma tradição e seus desdobramentos no tempo.” O trabalho é um estudo cartográfico a partir de entrevistas, memórias e fotografias.

Ricardo Silva Araujo

Mestrando em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) com pesquisa nas áreas da animação, cultura pop, audiovisual como tecnologia social, meio ambiente e direitos humanos. Atualmente, pesquisa o mercado de animação em Salvador, financiada pela CAPES. Em 2010, fundou o canal Icon Estúdio no YouTube, hoje o canal tem mais de 67 conteúdos produzidos incluindo, animação e curta-metragem de ficção e documentário.

Citas

MOREIRA, Rafael; SPALDA, Lincoln. O Fim do Ministério da Cultura: Reflexões sobre as Políticas Culturais na Era Pós-MinC. Santos: Editora Imaginário Coletivo, 2022.

SANTOS, Eduardo G. dos. Formulação de Políticas Culturais: As leis de incentivo e Programa Cultura Viva. In: Pontos de cultura: olhares sobre o Programa Cultura Viva. Brasília: Ipea, 2011. p. 155-178.

SEVERINO, José Roberto; PESSOA, Nara; STELLA, Joelma. Gestão em patrimônio cultural. A experiência da Casa Candeeiro do Oeste. In: PragMATIZES. Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura. Niterói/RJ, ano 13, n. 25, 2023, p. 80-106. Disponível em: https://periodicos.uff.br/pragmatizes/issue/view/2862/880. Acesso em 22 jun. 2024.

STELLA, Joelma. Memória Coletiva - Um relato sobre a aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc no Ponto de Cultura Casa Candeeiro do Oeste. In: Boletim do Observatório da Diversidade Cultural. Vol. 94, n. 02. 2021, p. 64-75. Disponível em: https://observatoriodadiversidade.org.br/wp-content/uploads/2021/11/BoletimV94N02Nov2021.pdf Acesso em 22 jun. 2024.

STELLA, Joelma. Meu Avô Imaginou uma Festa: O surgimento de uma tradição e suas transformações no tempo [dissertação]. Pós Cultura, Repositório UFBA, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37962. Acesso em 22 jun. 2024.

Publicado

2024-08-01