Educação e conscientização ambiental na infância

uma reflexão a partir da extensão universitária

Autores/as

  • Joelma Cristina Silva Moreira Stella Universidade Federal da Bahia https://orcid.org/0000-0001-5066-5121
  • Ricardo Silva de Araujo Universidade Federal da Bahia
  • Roberta Catherine Mutti de Castro Universidade Federal da Bahia

Resumen

Este é o relato da experiência de realização do projeto Acúmulos, realizado por estudantes da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a partir do edital do Programa Institucional de Bolsas de Experimentação Artística UFBA - Pibexa. Por meio do projeto foram realizadas ações de educação ambiental com estudantes do CEMEI Tertuliano de Goes, na comunidade do Alto das Pombas, Federação, Salvador (BA).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Joelma Cristina Silva Moreira Stella, Universidade Federal da Bahia

Formada no curso técnico de fotografia do SENAC-SP. É graduada no Bacharelado Interdisciplinar em Artes, com ênfase em política e gestão da cultura pelo IHAC-UFBA, e mestranda em Cultura e Sociedade no Pós- Cultura UFBA, onde desenvolve pesquisa cartográfica na linha de cultura e desenvolvimento, que inclui a observação da relação afetiva entre sujeito e patrimônio, a partir de fotografias. Em 2021, publicou o e-book fotográfico, “Duas águas e o Tempo”, contemplado pelo prêmio das artes Jorge Portugal da Funceb na categoria publicações em artes visuais. O trabalho reúne fotografias tiradas pela autora e por seu avô no rio São Francisco, e compreende um período de quarenta anos de registros. No mesmo ano coordenou o projeto de digitalização do acervo fotográfico do ponto de cultura Casa Candeeiro do Oeste, em Sítio do Mato, região oeste da Bahia. O projeto também foi contemplado no prêmio Jorge Portugal, na categoria memória em artes visuais. Atualmente é responsável pela orientação e capacitação audiovisual do projeto de produção audiovisual da Academia Baiana de Letras (ABL), atividade de extensão desenvolvida por bolsistas de comunicação da ABL, em parceria com a Agência Experimental em Comunicação e Cultura da Faculdade de Comunicação da UFBA.

Ricardo Silva de Araujo, Universidade Federal da Bahia

Ricardo Araujo adora fazer cinema, é pesquisador e Bacharel em Comunicação Social (hab. Jornalismo) pela UFBA . Há doze anos produz conteúdos autorais no Canal Icon Estúdio no Youtube. É mestrando em Cultura e Sociedade no Pós-Cultura UFBA.

Roberta Catherine Mutti de Castro, Universidade Federal da Bahia

Graduanda em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo na Universidade Federal da Bahia (FACOM/UFBA) desde 2018. Graduada em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integra o Grupo de Pesquisa Arqueologia do Sensível. Foi pesquisadora bolsista de Iniciação Científica no projeto “Memórias da escravidão e resistência no cinema e em outros meios: abordagens africanas e afrodiaspóricas” entre 2019 e 2020.

Citas

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Digitalização da edição em pdf originária de www.geocities.com, 2003. [Data de consulta: 11 de março de 2019]

SILVA, Roseli Pereira. Cinema e educação. São Paulo: Cortez, 2007. Dias Filho, M., Silva-Cavalcanti, J. S., Araujo, M. C. B., Silva, A. C. M., Avaliação da Percepção Pública na Contaminação por Lixo Marinho de acordo com o Perfil do Usuário: Estudo de Caso em uma Praia Urbana no Nordeste do Brasil. Revista de Gestão Costeira Integrada - Journal of Integrated Coastal Zone Management [en linea] 2011, 11. Disponível em: <http://www.redalyc.org/ articulo.oa?id=388340132006> Acesso em: 24 fev. 2019

NISIO, Fernando. Pré-produção de uma curta em stop motion. Brasília: UNB, 2011. Disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/3560/1/2011_ FernandoNisio.pdf Acesso em: 24 fev. 2019.

MARTINS, Joana. FRIAS, João. SOBRAL, Paula. Microplásticos nos oceanos: um problema sem fim à vista. In: Revista Ecológica, Lisboa, 2011.

MEDINA, Naná Mininni; SANTOS, Elizabeth da Conceição. Educação ambiental: uma metodologia participativa de formação. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

RODRIGUES, Horácio Wanderlei. A educação ambiental no âmbito do ensino superior brasileiro. In: LEITE, José Rubens Morato; BELLO FILHO, Ney de Barros (org.). Direito ambiental contemporâneo. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004. p. 395-409.

SANTOS, I.R. Plásticos na dieta da vida marinha. In: Ciência Hoje, vol.39, nº230. MARTINS, J., Sobral, P. Plastic marine debris on the Portuguese coastline: A matter of size? Mar. Pollut. Bull. (2011).

UNESCO. Década das Nações Unidas da Educação para um Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014: documento final do esquema internacional de implementação. – Brasília: UNESCO, 2005. 120p.

Publicado

2023-07-01

Número

Sección

Seção I - Cultura, Diversidade e Desenvolvimento