Revisitando Javé

audiovisual, território, patrimônio e meio ambiente

Authors

Keywords:

Patrimônio, Identidade, Audiovisual

Abstract

Este trabalho reflete sobre a mobilização da comunidade de Gameleira, em torno da reforma da igreja de Santo Antônio, ameaçada pela erosão no rio São Francisco. Para isso, observamos os atravessamentos entre ficção e realidade dos filmes Narradores de Javé (2003), gravado em Gameleira, e que tem a igreja como um dos principais cenários, e o documentário “Revisitando Javé’’ (2022), produzido por moradores da comunidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Joelma Cristina Silva Moreira Stella, Universidade Federal da Bahia

É Cineasta, produtora, pesquisadora e Bacharel em Artes pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Também é gestora do Ponto de Cultura Casa Candeeiro do Oeste, e mestranda em Cultura e Sociedade no Pós-Cultura UFBA e bolsista Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

Ricardo Araújo, Universidade Federal da Bahia

É Cineasta, pesquisador e Bacharel em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Há doze anos produz animações autorais no Canal Icon Estúdio. É mestrando em Cultura e Sociedade no Pós-Cultura UFBA, e bolsista CNPq.

References

ABREU, R. 2009. “Tesouros Humanos Vivos” ou quando as pessoas transformam-se em patrimônio cultural – notas sobre a experiência francesa de distinção do “Mestres da Arte”. In: R. REGINA; M. CHAGAS (org.), Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro, Lamparina, p. 83-96. Disponível em: <http://www.reginaabreu.com/site/images/attachments/coletaneas/06-memoria-e-patrimonio_ensaioscontemporaneos.pdf>. Acesso em: 27 de junho de 2022

ALMEIDA, S. D. S., ALMEIDA, V. R., & LUSA, E. B. Luz, câmera, preservação! O papel do cinema na conservação da arquitetura moderna. In. Patrimônio para as nossas gerações. ICOMOS BRASIL. 2019. Disponível em: <https://www.even3.com.br/anais/iiisimposioicomosbrasil/155778-luz-camera-preservacao-opapel-do-cinema-na-conservacao-da-arquitetura-moderna/>. Acesso

em: 27 de junho de 22

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro, Editora Bertrand. 1989.

CANDAU, Joël. Memória e Identidade. 1a edição. São Paulo, editora Contexto. 2021.

COSTA, Alessandro F. Cinema como patrimônio cultural: arquivos de filmes como fontes de informação e memória. In: XII ENANCIB: Políticas de informação para a sociedade. GT10. Brasília, 2011.

CHAGAS, Mário de Souza. Há uma gota de sangue em cada museu: a ótica museológica de Mário de Andrade. 2a edição. Chapecó, editora Argos, 2015.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. 2ª edição. São Paulo, editora Vértice. 1990.

IPHAN. Recomendação Paris, 1989. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Recomendacao%20Paris%201989.pdf>. Acesso em 27 de junho de 2022

MARTINS, Bene. Narradores de Javé: o contar alinhavado no rebuliço de vozes e de memórias. XII Congresso Internacional da ABRALIC. Centro centros, ética, estética. UFPR, 2011.

CAFFÉ, Eliane. (direção). Narradores de Javé. Brasil, Lumiere/Vídeo Filmes, 2003.

PELEGRINI, Sandra C. A. Cultura e natureza: os desafios das práticas preservacionistas na esfera do patrimônio cultural e ambiental. In: Revista Brasileira de História. São Paulo, 2006, v. 26, no 51, p. 115-140.

SANTOS, Milton e SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil, território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro, editora Record. 2001.

UNESCO e Ministério da Cultura Patrimônio imaterial: política e

instrumentos de identificação, documentação e salvaguarda. Brasília, 2008. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Patrimonio_Imaterial_no_Brasil_Legislacao_e_Politicas_Estaduais(1).pdf>. Acesso em: 23/08/2022.

Published

2022-10-01

Issue

Section

Seção II – Arte, Patrimônio e Representações

Similar Articles

1 2 3 4 5 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.