Revisitando Javé

audiovisual, território, patrimônio e meio ambiente

Autores/as

Palabras clave:

Patrimônio, Identidade, Audiovisual

Resumen

Este trabalho reflete sobre a mobilização da comunidade de Gameleira, em torno da reforma da igreja de Santo Antônio, ameaçada pela erosão no rio São Francisco. Para isso, observamos os atravessamentos entre ficção e realidade dos filmes Narradores de Javé (2003), gravado em Gameleira, e que tem a igreja como um dos principais cenários, e o documentário “Revisitando Javé’’ (2022), produzido por moradores da comunidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Joelma Cristina Silva Moreira Stella, Universidade Federal da Bahia

É Cineasta, produtora, pesquisadora e Bacharel em Artes pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Também é gestora do Ponto de Cultura Casa Candeeiro do Oeste, e mestranda em Cultura e Sociedade no Pós-Cultura UFBA e bolsista Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

Ricardo Araújo, Universidade Federal da Bahia

É Cineasta, pesquisador e Bacharel em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Há doze anos produz animações autorais no Canal Icon Estúdio. É mestrando em Cultura e Sociedade no Pós-Cultura UFBA, e bolsista CNPq.

Citas

ABREU, R. 2009. “Tesouros Humanos Vivos” ou quando as pessoas transformam-se em patrimônio cultural – notas sobre a experiência francesa de distinção do “Mestres da Arte”. In: R. REGINA; M. CHAGAS (org.), Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro, Lamparina, p. 83-96. Disponível em: <http://www.reginaabreu.com/site/images/attachments/coletaneas/06-memoria-e-patrimonio_ensaioscontemporaneos.pdf>. Acesso em: 27 de junho de 2022

ALMEIDA, S. D. S., ALMEIDA, V. R., & LUSA, E. B. Luz, câmera, preservação! O papel do cinema na conservação da arquitetura moderna. In. Patrimônio para as nossas gerações. ICOMOS BRASIL. 2019. Disponível em: <https://www.even3.com.br/anais/iiisimposioicomosbrasil/155778-luz-camera-preservacao-opapel-do-cinema-na-conservacao-da-arquitetura-moderna/>. Acesso

em: 27 de junho de 22

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro, Editora Bertrand. 1989.

CANDAU, Joël. Memória e Identidade. 1a edição. São Paulo, editora Contexto. 2021.

COSTA, Alessandro F. Cinema como patrimônio cultural: arquivos de filmes como fontes de informação e memória. In: XII ENANCIB: Políticas de informação para a sociedade. GT10. Brasília, 2011.

CHAGAS, Mário de Souza. Há uma gota de sangue em cada museu: a ótica museológica de Mário de Andrade. 2a edição. Chapecó, editora Argos, 2015.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. 2ª edição. São Paulo, editora Vértice. 1990.

IPHAN. Recomendação Paris, 1989. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Recomendacao%20Paris%201989.pdf>. Acesso em 27 de junho de 2022

MARTINS, Bene. Narradores de Javé: o contar alinhavado no rebuliço de vozes e de memórias. XII Congresso Internacional da ABRALIC. Centro centros, ética, estética. UFPR, 2011.

CAFFÉ, Eliane. (direção). Narradores de Javé. Brasil, Lumiere/Vídeo Filmes, 2003.

PELEGRINI, Sandra C. A. Cultura e natureza: os desafios das práticas preservacionistas na esfera do patrimônio cultural e ambiental. In: Revista Brasileira de História. São Paulo, 2006, v. 26, no 51, p. 115-140.

SANTOS, Milton e SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil, território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro, editora Record. 2001.

UNESCO e Ministério da Cultura Patrimônio imaterial: política e

instrumentos de identificação, documentação e salvaguarda. Brasília, 2008. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Patrimonio_Imaterial_no_Brasil_Legislacao_e_Politicas_Estaduais(1).pdf>. Acesso em: 23/08/2022.

Publicado

2022-10-01

Número

Sección

Seção II – Arte, Patrimônio e Representações

Artículos similares

1 2 3 4 5 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.